domingo, 26 de junho de 2011

Pescadores de São Sebastião realizam tradicional procissão marítima


Em São Sebastião o domingo foi de devoção. Os pescadores realizaram a tradicional procissão marítima em homenagem ao padroeiro São Pedro.

O dia amanheceu ensolarado. O mar estava calmo. Tudo perfeito para enfeitar os barcos. Uns com bandeirinhas, outros com bambus. Enquanto isso na igreja, a comunidade se reúne para celebrar uma missa especial, dedicada a São Pedro. Ele e o anzol são fortes símbolos para os moradores do bairro São Francisco em São Sebastião. Os pescadores católicos dedicam um dia inteiro para pedir benção ao padroeiro deles.
É de barco que São Pedro segue da igreja, passa pelas ruas do bairro e chega à praia. A disputa para subir a bordo da procissão é grande. A procissão seguiu em alto mar por quase quatro horas entre o canal de Ilhabela e São Sebastião. Uma homenagem que existe há oitenta anos mas tenta resistir ao tempo.

Segundo os pescadores, houve época em que o padroeiro era seguido por mais de cinquenta barcos, vindos inclusive do litoral sul. Hoje são pouco mais de vinte barcos mas os que participam fazem questão de passar para os mais novos a importância dessa procissão.

A parte festiva das homenagens a São Pedro Pescador começa no próximo fim de semana e vai até o dia três de julho. Shows musicais e barracas de comidas típicas da época estão na programação do evento.

FONTE:IMPRENSA LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário