terça-feira, 1 de março de 2011

Caraguá conscientiza moradores e turistas sobre DST/AIDS

No Carnaval, assim como em todo o ano, usar preservativos é fundamental para evitar as doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a AIDS. Para conscientizar turistas e moradores sobre os perigos das DST’s, a Unidade de Atendimento ao Portador de Moléstias Infecto-contagiosas (Uami) realizará ações alusivas nas unidades básicas de saúde, terminal rodoviário e os locais dos bailes populares.

Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março (segunda-feira à sexta-feira), as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e da Uami promovem em todas as unidades básicas de saúde palestras para a comunidade, igrejas e grupos soropositivos. Os agentes comunitários do PSF irão de casa em casa lembrar os moradores sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Entre sexta-feira (4/3) e terça-feira (8/3), equipes da Uami estarão no terminal rodoviário, bares, bairros e praças onde ocorrerão os bares populares para distribuir preservativos e panfletos explicativos. A previsão da Uami é entregar aproximadamente 50 mil preservativos durante o Carnaval.

Sobre a Aids

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico do ser humano. Pode levar à morte porque o organismo não consegue se defender das infecções que se desenvolvem por meio de bactérias e outros vírus.

Fazem parte do grupo de risco as pessoas que tenham feito relações sexuais desprotegidas, compartilhado agulhas e seringas contaminadas ou passado por transfusão de sangue. A mãe pode passar HIV para o filho durante a gestação, o parto ou amamentação.

Serviço

Unidade de Atendimento ao Portador de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI)

Endereço: Avenida Pernambuco, 740, Indaiá

(12) 3883-1373


Assessoria de Comunicação Social 28/02/2011

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!
    A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de DSTs. A camisinha é segura e a maior aliada nesse combate. Ela é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
    Curta o carnaval. Sexo, só se for com camisinha, senão não dá! Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre!
    Para mais informações: http://www.camisinhaeuvou.com.br/, http://www.aids.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir