quarta-feira, 16 de março de 2011

Fique atento com a conjuntivite.

Tanto no verão, quanto no inverno a conjuntivite pode aparecer. A doença não é apenas uma irritação nos olhos. A conjuntivite precisa de atenção, pois se não for tratada corretamente pode até prejudicar a visão.

Segundo a secretaria de Saúde de Caraguá, no momento a conjuntivite que está em propagação no Estado de São Paulo, é a viral. A contaminação nesta época do ano é mais fácil em razão do tempo seco.

Dados de terça-feira (15/03/2011) apontam que Caraguá está com 292 casos confirmados, mas esse número não é considerado como surto da doença, de acordo com a secretaria.

São três tipos de conjuntivite: Viral, Bacteriana e Alérgica. Assim que o paciente notar sintomas como ardência nos olhos, vermelhidão e a sensação de areia, deve procurar um médico.

A conjuntivite viral é uma infecção produzida por vírus. O paciente deve tomar alguns cuidados como: usar óculos para evitar a luz forte; não coçar os olhos; usar gazes esterilizadas; não esfregar fortemente os olhos, pois isso pode agravar a doença e sempre lavar o rosto e mãos.

A conjuntivite bacteriana é altamente contagiosa. O olho produz uma secreção branca. Em alguns casos é recomendável a cirurgia para correção do alinhamento das pálpebras ou para abrir os canais lacrimais interrompidos.

Já a conjuntivite alérgica é um tipo de alergia que pode ocorrer isoladamente ou acompanhado da renite alérgica. Coceira, lacrimejamento e vermelhidão são alguns dos sintomas.

Independente de qual for o tipo de conjuntivite, o indivíduo deve sempre manter a higiene: lavar as mãos antes e após tocar o olho, aplicar a medicação prescrita pelo médico e tomar cuidado para que não toque o olho infectado e a seguir toque o olho saudável. E sempre manter as toalhas e os panos utilizados pelos pacientes, separado do restante da família, para que não ocorra a contaminação.

Assessoria de Comunicação Social 15/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário