terça-feira, 8 de março de 2011

São Sebastião faz campanha de prevenção a tuberculose

A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Saúde (Sesau), realizará entre os dias 21 de março e 1º de abril a Campanha da Busca de Sintomas Respiratórios, em razão do Dia Internacional de Combate à Tuberculose, em 24 de março.

O objetivo da campanha é diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de tuberculose pulmonar, forma mais popular da doença.

No ano de 2010, foram registrados 41 novos casos, sendo que praticamente 90% obtiveram cura de janeiro a março. Nenhum óbito foi registrado no primeiro trimestre daquele ano. O restante dos dados do ano passado são parciais, visto que ainda há pacientes em tratamento.

Já no dia 24 de março, serão realizadas atividades educativas pelas unidades do Programa de Saúde da Família, os PSFs. A programação do dia será divulgada posteriormente.

Entenda a Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. É transmitida por via aérea em quase todos os casos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Sesau, os sinais mais frequentemente descritos são, inicialmente, tosse seca contínua seguida de presença de secreção. Febre baixa, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza são alguns dos outros sintomas apresentados pelos doentes. Ainda de acordo com a Sesau, uma das formas de prevenção inclui evitar aglomerações.

fonte:vnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário