terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher no Carnaval: Dona Zineide conta sobre a fundação da primeira escola de samba de Caraguá

Hoje, oito de março, é dia internacional da mulher e para uma mulher em Caraguatatuba, esse dia é ainda mais especial: caiu em pleno carnaval. Ela ajudou a fundar a primeira escola de samba e foi a primeira Porta Bandeira da cidade.

A dedicação de uma dona de casa. A força de quem trabalhou a vida toda e ainda trabalha. O amor de mãe, de avó. A alegria, a vaidade e a energia de uma mulher do samba.

Se o dia internacional da mulher cair em pleno carnaval, nossa homenageada não poderia ser outra. Dona Zenaide da Conceição, 73 anos, a primeira Porta Bandeira de Caraguatatuba. Que com o sorriso de sempre, nos mostra as fotos da estréia da escola de samba tubarão, em 1977. Mulher do carnaval pode ser saudosa.

Trinta e quatro anos se passaram e a imperatriz do samba mantém a majestade. Desfila troféus, medalhas e faixas, mas não elogia tanto assim o carnaval de hoje nas ruas. Mulher do samba pode ser crítica.

“Em Caraguá não tem escola de samba mais, e nos blocos não dá para sair. Não existe mais aquele mesmo brilho.” conta Dona Zenaide.

E os sonhos também moldam uma mulher do carnaval. Dona Zenaide ainda quer desfilar na ala das baianas e longe das avenidas deseja pintar um novo futuro.

“A única coisa que eu tinha vontade de saber fazer era pintar quadro, mas acho que não tenho mais cabeça para aprender.” revela.

Dona Zenaide, mulher do carnaval pode ser o que quiser. Ainda mais quando tem no coração a alegria que passou para filhos e netos. Energia boa, que vai muito além da quarta-feira de cinzas. Vai continuar viva em cada geração que aprendeu o maior ensinamento do carnaval: ser feliz.

fonte:vnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário