segunda-feira, 4 de abril de 2011

Delegado afirma que Poupatempo de Caraguatatuba ainda não desafogou serviços de delegacia

Beatriz Rego

O Poupatempo de Caraguatatuba que foi inaugurado a pouco menos de um ano ainda não conseguiu diminuir o serviços de alguns órgãos da região, como as Delegacias de Polícia na expedição do Registro de Identificação (RG), Departamentos de Trânsito que realizam a emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e licenciamento de veículo e também dos postos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
O delegado José Lamartine Fagundes, da Ciretran de São Sebastião, afirma que expedição da segunda via da CNH e o licenciamento de veículos tenham diminuído um pouco, “essa redução não foi muito significativa, as atividades mais trabalhosas e mais demoradas continuam sendo realizadas aqui no Ciretran, como por exemplo, a primeira habilitação, creio que o Poupatempo e os serviços oferecidos precisem de mais divulgação para aliviar um pouco as delegacias ”.
Marcelo Pereira de Jesus, encarregado do setor de habilitação no Ciretran de Ubatuba acredita que os serviços prestados em comum com o Poupatempo tenham diminuído cerca de 20% apenas, “essa redução não foi tanto quanto nós esperávamos, acredito que as pessoas ainda não estejam tão conscientes a respeito da existência do Poupatempo em Caraguatatuba e dos serviços oferecidos por ele”.
Em Ilhabela, José Augusto de Carvalho Neto, do setor de habilitação, conta que o Poupatempo não tenha afetado as atividades do arquipélago, “nosso trabalho continua igual na emissão de segunda via de CNH e também no licenciamento. O que tem aumentado bastante aqui são os processos de transferência de veículos, muitos motoristas querem ter a placa aqui de Ilhabela para poder evitar a Taxa de Proteção Ambiental (TPA)”.
Já em Caraguatatuba, o encarregado pelo setor, Robson Eduardo, disse que houve diminuição na expedição da segunda via da CNH e no licenciamento. “Não houve um grande impacto quanto às CNH’s e outro ponto positivo é que os médicos credenciados fazem o exame para a renovação direto no Poupatempo, já no serviço de licenciamento de veículos teve uma diminuição bastante expressiva”, conta Robson Eduardo.
Outro serviço prestado pelo Poupatempo é a emissão de Carteira de Trabalho e de acordo com os órgãos das quatro cidades a diminuição foi sensível. “Apesar de também expedirmos a carteira de trabalho na hora, recebemos um comunicado da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego de orientássemos as pessoas a se dirigirem ao Poupatempo para expedição da CTPS”, informa a responsável pelo setor do MTE em Caraguatatuba, Marli Souza Viotti.
A expedição do RG também continua igual em três das quatro cidades do Litoral Norte. No posto do Instituto de Identificação Ricardo Gumbeton Daunt (IIRGD) de Caraguatatuba desde a inauguração do Poupatempo não existe mais a expedição do RG. Já nas outras cidades, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba o serviço ainda continua sendo prestado de forma regular. “Pra falar a verdade nosso trabalho é contínuo, e o RG também não sai na hora como no Poupatempo de Caraguá, mas as pessoas continuam a expedir suas identidades aqui na delegacia mesmo. No caso de Ubatuba talvez seja mais difícil devido à distância entre as duas cidades, salvo em casos de emergenciais, mas no geral o movimento continua o mesmo”, revela a encarregada Gláucia Gomes da Silva.

fonte:imprensa livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário