segunda-feira, 4 de abril de 2011

DIOCESE ACOLHE ENCONTRO REGIONAL DAS IRMANDADES E GRUPOS QUE CELEBRAM O DIVINO ESPIRITO SANTO.





Evento será realizado na Catedral nos dias 9 e 10 de abril e é aberto a participação popular

“Essa iniciativa surgiu num dos encontros do Núcleo Canoa de Voga, pensando no encontro entre a tradição popular e as manifestações de fé da nossa região. Esse núcleo é um braço da Comissão Paulista de Folclore da Secretaria de Estado da Cultura, que engloba os municípios do Litoral Norte e Paraibuna.
O professor de história da UniMódulo, Moacir Santos, cita a importância desse evento - “como recuperação da história que se atualiza e se recicla através da vivência” . Durante esses dois dias, Caraguatatuba deve receber grupos oriundos das cidades do Estado de São Paulo.
Para Pe. Alessandro Henrique Coelho, pároco da Catedral, este é um momento histórico - “Histórico para a cidade e para a Igreja no Litoral Norte que tem como padroeiro o Divino Espírito Santo. Um momento de recuperar culturalmente a Festa do Divino e conhecer de perto o trabalho dos diversos grupos”

A expectativa é de reunir centenas de pessoas de diversas cidades do Estado de Sao Paulo.
O Encontro regional tem o apoio da Secretaria do Estado da Cultura, da Abaçai Cultura e Arte, Fundacc, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Universidade Módulo, entre outros parceiros.
Alguns dos momentos fortes serão a chegada de um grupo de cavaleiros e suas bandeiras do Divino, no sánado pela manhã; o hasteamento do mastro do Divino e Procissão Luminosa no sánado à noite, e no domingo, a distribuição do afogado. Missas típicas da Festa do Divino, a apresentação da Imperio do Divino e palestras com presença de teólogos e historiadores, além das apresentações culturais e religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário