segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ilhabela - Município de Santos é o mais novo associado da Amprogás .

Litoral Norte - A Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Áreas de Tancagem e Estação de Bombeamento no Estado de São Paulo), presidida pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), iniciou os trabalhos de 2011 na última sexta-feira (1º/4), em reunião ordinária na cidade de Santos. No encontro, o prefeito anfitrião João Paulo Tavares Papa declarou publicamente a entrada do município para a associação.

Durante todo o dia, prefeitos e técnicos ligados à área participaram de palestras e debateram as novas oportunidades geradas no Estado por conta da exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos.

Para o presidente da Amprogás, o objetivo é fortalecer cada vez mais a associação, agregando novas cidades e proporcionando mais informações a respeito do segmento. “A experiência associativa dos municípios tem sido positiva e está fortalecendo politicamente a atuação conjunta”, garantiu Toninho Colucci.

Segundo o prefeito de Santos, a reunião foi produtiva e o apoio à associação significa uma grande virada de desenvolvimento para a cidade e região. “Saio daqui muito melhor preparado e vejo uma oportunidade de fortalecer a região. Quero dar minha contribuição para a Amprogás”, relatou João Paulo Tavares Papa.

O gerente de Comunicação da Bacia de Santos da Petrobras, Sérgio Pereira, apresentou vídeos sobre as atividades da estatal e falou a respeito dos principais investimentos na área de abrangência da bacia. “Temos procurado participar de todas as reuniões da associação e também junto às prefeituras, sempre fornecendo informações”, ressaltou o gerente. Pereira antecipou ainda que a primeira produção de gás da Bacia de Santos está prevista para o início de maio. O produto será transportado da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), instalada em Caraguatatuba, no Litoral Norte até Taubaté, no vale do Paraíba.

Os representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Aurélio Cezar Nogueira e Rodolfo Amaral, falaram sobre a função do órgão, que regula e fiscaliza a distribuição dos royalties (compensações financeiras à União, Estados e municípios decorrente de perdas de recursos naturais). As alterações na distribuição dos royalties, sob análise no Congresso Nacional, também foram abordadas nas explanações. Na ocasião, o jornalista Rodolfo Amaral, propôs a criação de um Fundo de Reforço à Saúde Municipal proveniente dos royalties, distribuído a todas as cidades com valores per capita. Os participantes ainda conheceram o trabalho da empresa Investe São Paulo, do governo do Estado, apresentado pelo diretor Luciano Almeida.
Também participaram do encontro o secretário executivo da Amprogas, Luiz Alberto de Faria; os prefeitos de Bertioga, Mauro Orlandini; de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; de Iguape, Elizabeth Negrão; de Bananal, David Luiz de Moraes; o presidente da Câmara de Santos, Manoel Constantino; além de vice-prefeitos e técnicos de outros municípios da região.

FONTE: O NOTICIADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário