terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cidade poderá ter a primeira praia de cães do Estado em 2012

Acácio Gomes

A Secretaria de Saúde de Ilhabela está com um programa inédito de controle da população de cães e gatos na cidade. Desde o final do ano passado, profissionais começaram a identificar os animais abrigados no Centro de Controle Populacional, localizado na Barra Velha.
Os animais recebem um microchip que possui um número único e inalterável que deve ser cadastrado em um banco de dados. A leitura é feita com um scanner sem contato com o animal e não causa nenhum tipo de incômodo.


Mas o trabalho, que faz parte de um projeto macro que é o “Vira Amigo”, deve ser árduo, pois a população em Ilhabela é de pelo menos 9 mil animais, entre cães e gatos. Só depois de identificar toda essa população, que deve durar cerca de dois anos, a cidade poderá ganhar a primeira praia de cães do Estado.
Segundo a veterinária da Secretaria de Saúde de Ilhabela, Olga Loureiro, a partir daí a cidade tem como estudar uma legislação e quais impactos causados na escolha de uma praia para abrigar os animais.
“É um projeto de longo prazo e requer muitos estudos. É uma proposta, mas que precisa de autorizações, leis ambientais e tudo mais. Não é assim, amanhã escolhemos uma praia e vira só de cães”, comenta.

A veterinária vai além e diz que se concretizado o projeto, tem de ser muito bem fiscalizado. “Por exemplo, todo cão que entra na cidade precisa ser chipado. Para isso, teríamos de ter uma fiscalização na balsa. Seriam muitas normas para serem cumpridas, inclusive regras de convivência”, esclarece.
No arquipélago, proprietários de cães ou de outros bichos flagrados hoje nas praias por fiscais da prefeitura levam inicialmente uma advertência. Se forem pegos novamente, levam uma multa de até R$ 1.485,50. Já em São Sebastião, a lei é mais branda: o dono do cachorro pode ter o animal apreendido, além de pagar multa de R$ 500.
A ideia da Secretaria de Saúde de Ilhabela é criar, por exemplo, uma espécie de dog beach, termo usado no exterior para as praias de cães, mas que têm regras rígidas, como por exemplo, proibir que o cachorro não defeque na água. Uma delas, para quem já assistiu, pode ser vista no filme sucesso de público Marley e Eu.

FONTE:IMPRENSA LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário