sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pedro Ivo aprova prevenção a Lesão por Mergulho

O Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou esta semana, durante a 29ª Sessão Ordinária semanal, projeto de lei de sua autoria que cria a Semana de Prevenção a Lesões Medulares por Mergulho em Águas Rasas. O evento tem por base a orientação contra a falta de atenção de alguns banhistas.
A cidade de Caraguatatuba tem diversos pontos turísticos e alguns deles são identificados através de pedras, acidentes naturais que o acaso desenhou em formas animais ou humanas. Exemplos disso são as Pedras do Jacaré, do Sapo e da Freira, respectivamente nas praias da Prainha, Martin de Sá e Garcez. Muitos destes pontos turísticos transformaram-se em trampolins para os banhistas que freqüentam o local.
Como muitos destes banhistas não tomam a devida atenção na hora do mergulho, alguns deles são vítimas de tombos ou batidas no fundo de areia da praia, geralmente quando da Maré Baixa, resultando em fratura, desvio, choque ou ruptura de ligamentos, sistema nervoso central, músculos ou tendões, causando lesões na medula que levam a paraplegia ou tetraplegia.
Segundo o projeto aprovado pelo Vereador fica criada a Semana de Prevenção a Lesões Medulares por Mergulho em
Águas Rasas, que ocorrerá sempre na última semana de dezembro, quando as Secretarias de Saúde, Educação e Esportes farão um trabalho conjunto para promover o evento, prevenindo, orientando e mostrando para os banhistas os riscos de um mergulho em águas rasas, que é a quarta causa de lesão medular no país e a segunda durante o verão, com cerca de 10 (dez) pessoas ficando paraplégicas ou tetraplégicas.
Para Pedro Ivo é orientando que evita-se acidentes e outros transtornos. “A história conta que vários turistas, veranistas e até Caiçaras sofreram ao mergulharem em águas rasas e ficarem sob o domínio de uma Cadeira de Rodas. Quero evitar que este problema continue a roubar a vida dos jovens e o futuro das famílias”, disse.

FONTE:CÂMARA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário