quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Procon orienta consumidor a pedir segunda via de contas por causa da greve dos Correios


A greve nos Correios entrou no oitavo dia e tem gente preocupada com as contas que não chegam. Em Jacareí, um promotor já ganhou uma causa a favor de quem pagou multa por atraso, mas o Procon orienta que o consumidor deve se prevenir e solicitar uma segunda via.
Algumas agências estão funcionando parcialmente. Os clientes conseguem postar a correspondência, mas ela fica parada no centro de distribuição.
A paralisação por reajuste salarial começou na semana passada. Só em São José dos Campos, 200 mil correspondências deixam de ser entregues por dia.
Ricardo Soares, por exemplo, pagou a taxa de inscrição do filho no vestibulinho de uma escola de São José dos Campos. Porém, não conseguiu enviar a documentação exigida por causa da greve dos Correios e acabou perdendo o prazo.
Uma dúvida frequente quando há greve dos Correios é em relação às contas a pagar. O que fazer quando os boletos não chegam em casa? A responsabilidade pelos pagamentos é da empresa ou do consumidor?
De acordo com o Procon, o consumidor é quem deve solicitar uma nova via e efetuar o pagamento. Uma das opções é a própria internet ou mesmo o telefone, mas também é possível procurar as concessionárias de água e luz e pegar um novo boleto.
Mas José Luiz Bednarski promotor de justiça de Jacareí não pensa assim. Segundo ele, o consumidor não pode ser responsabilizado e é obrigação das empresas mandar os boletos.
Bednarski conseguiu um acordo entre um banco e um grupo de 140 clientes que pagaram multa e juros por não receberem faturas do cartão de crédito durante a greve dos Correios do ano passado.
Os Correios informaram que a negociação chegou a um impasse e que aguardam uma decisão no Tribunal Superior do Trabalho. O sindicato da categoria informou que também espera por uma audiência de reconciliação amanhã (24), em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário