terça-feira, 20 de outubro de 2009

Agendamento para mutirão de mamografia vai até 28 de outubro

A secretaria de Saúde de Caraguá, em parceria com a secretaria estadual de Saúde, realiza em novembro o Mutirão de Mamografia. O agendamento, que pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, termina no próximo dia 28.



O exame é indicado para mulheres com idade acima de 40 anos e que fizeram a última mamografia há mais de um ano. A previsão da secretaria de Saúde é realizar 750 exames preventivos do câncer de mama, que serão feitos na clínica Digital, mediante agendamento na Unidade Básica de Saúde, através de pedidos do SUS, particular e convênio.



O que é a Mamografia ?

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, que pode ser curado em até 90% das incidências, caso seja tratado na fase inicial.

Dúvidas e esclarecimentos no telefone 3897-2106

Nenhum comentário:

Postar um comentário