quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Moradores de bairro às margens da Rio-Santos protestam contra acidentes e pedem segurança

Os moradores do bairro Pedreiras, que fica às margens da rodovia Rio-Santos em Ubatuba, estão revoltados com os frequentes acidentes com vítimas no trecho. O último aconteceu na segunda-feira, um menino de 10 anos morreu atropelado.

Veículos, ciclistas e pedestres dividem espaço na rodovia. No trecho do quilômetro 47, que corta o bairro, há indicação de área escolar, e o limite de velocidade é de sessenta quilômetros por hora, mas os abusos são frequentes. Para atravessar a pista, os moradores precisam acelerar o passo.

Há trinta anos morando no bairro, o marceneiro Antonio Maciel diz que os atropelamentos são frequentes. “Já foram aproximadamente 15 vítimas entre crianças e adultos, sempre por desastre neste trecho. Quando há acidente, a polícia rodoviária fica uma semana conduzindo as crianças que passam aqui”.
O último acidente foi nessa segunda-feira (5). O garoto Nicholas Mota dos Santos, de dez anos, voltava da escola quando foi atropelado no acostamento, a trinta metros da casa onde morava. De acordo com o boletim de ocorrência, o motorista fugiu sem prestar socorro. “Até chamar o resgate, o atendimento demorou de 10 a 15 minutos. Não deu tempo e ele chegou praticamente morto à Santa Casa”, conta o tio de Nicholas, Elísio Mota.

A rodovia divide o bairro em parte alta e parte baixa, o que obriga os moradores a fazer a travessia de um lado para o outro a todo momento. Só que no trecho não há nenhuma faixa de pedestre.

Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros registrou seis acidentes no trecho do bairro, dois deles foram atropelamentos, o caso de Nicholas e outro de uma criança de 3 anos atropelada em março.

Por mais segurança, os moradores pedem a instalação de redutores de velocidade. “Nossa reinvindicação é iluminação e duas lombadas no local para que meu sobrinho tenha sido a última vítima aqui”, diz Elísio.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o Departamento de Infraestrutura Terrestre, o DNIT, tem um projeto para instalação de lombadas eletrônicas e duplicação de todo o trecho da BR-101. Duas marginais com ciclovias também devem ser construídas, mas não há prazo para essas melhorias.

FONTE:VNEWS

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