segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Campanha de Combate à Tuberculose começa hoje


Inicia hoje (19), a Campanha de Combate à Tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguá. Em parceria com a secretaria de Saúde, cerca de 60 alunos do curso de enfermagem, do Centro Universitário Módulo, vão ministrar palestras sobre o tema, nas escolas municipais e estaduais do município, além do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
O objetivo da campanha é investigar e localizar novos casos da doença no município. A tuberculose é infecciosa e atinge principalmente os pulmões. O contágio acontece pelo ar, quando uma pessoa doente tosse, fala ou espirra em ambientes fechados espalhando gotículas com a bactéria. Os principais sintomas são tosse, por mais de três semanas, febre baixa, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.
O diagnóstico é rápido e o tratamento gratuito. As pessoas que apresentarem os sintomas da doença devem procurar o posto de saúde mais próximo da residência. O exame de escarro é feito por uma enfermeira e em caso positivo o paciente é indicado para tratamento, que dura cerca de seis meses.

Serviço:

De 19 a 23 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário