quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Queda no número de casos da nova gripe diminui prevenção contra o vírus H1N1 na região

A queda no número de casos da nova gripe está fazendo a população se esquecer dos cuidados básicos de prevenção. Em São José dos Campos, os próprios moradores admitem o descuido e o remédio que combate a doença, e que chegou a faltar, agora está sobrando.
Nos hospitais as cadeiras reservadas para pacientes com sintomas da nova gripe ficaram vazias. Um cenário diferente do encontrado há dois meses, no auge da proliferação da doença. Com a situação controlada, os estoques de Tamiflu, que estavam baixos, foram normalizados. "A população está mais consciente hoje, o tempo melhorou, o número de casos diminuiu", diz o farmacêutico Saul de Menezes.
Se por um lado a diminuição dos números de casos traz alívio, a falta de cuidados com a prevenção preocupa. Depois de vários dias com febre alta, dores no corpo e tosse, Alberto resolveu procurar ajuda médica. "Vou passar lá, ver o que eu tenho, aí eu vou me cuidar e cuidar dos meus", diz.
Em um hospital de São José dos Campos, só no mês de agosto, mais de mil pessoas receberam a medicação para o tratamento dos sintomas do vírus H1N1. Em outubro esse número caiu consideravelmente: 156 pessoas foram medicadas até o dia 20. Mas os especialistas alertam: a queda nos números não pode significar a diminuição dos cuidados.
"Os cuidados continuam: boa alimentação, boa hidratação, ventilação, principalmente no calor agora, importantíssimo. Isso vai ajudar com que a gente não tenha casos novos", explica José Odir Romero, diretor do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário