sábado, 10 de outubro de 2009

Com índice de chuvas 31% maior, LN tem escorregamentos e Defesa Civil de sobreaviso

Raquel Salgado

Em setembro de 2009 choveu nos quatro municípios da região 31% a mais que no ano passado (veja tabela abaixo), de acordo com dados fornecidos pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Ilhabela e São Sebastião foram os municípios responsáveis por este aumento: o primeiro com mais que o dobro de chuvas, e o segundo com quase o dobro. Como as chuvas foram ainda mais intensas nestes dez primeiros dias de outubro, este índice certamente é maior.
Com tanta chuva encharcando o solo das encostas, as equipes de Defesa Civil se mantém em estado permanente de alerta. A região já sofre com a ocupação desordenada, problema que agrava a natural instabilidade geológica das encostas da Serra do Mar. Isto tudo resulta em riscos maiores de escorregamento de encostas, muitas vezes provocando tragédias, com mortes, como a história da região registra.
O Litoral Norte tem 82 áreas de risco. Pontos onde é grande o perigo de escorregamento de encostas ou de alagamentos, e que são monitorados permanentemente pelas equipes nos períodos de chuva. São Sebastião é a campeã: possui 40 áreas de risco, Ubatuba tem 27 áreas, Caraguatatuba dez e Ilhabela cinco.

Escorregamentos

Riscos que se concretizaram na quinta-feira, quando um escorregamento assustou os moradores de Ilhabela e do Morro do Esquimó. Este local, também conhecido como Vila Queiroz Galvão, fica no Km 178 da rodovia Rio-Santos, em Juquehy, Costa Sul de São Sebastião. Naquela manhã, seis famílias chegaram a ser removidas de suas casas numa ação preventiva, mas foram autorizadas a retornarem no final do dia, quando a Defesa Civil voltou para retirar uma árvore grande que tinha descido morro abaixo.
Na semana passada, a equipe de Defesa Civil de São Sebastião já tinha trabalhado uma manhã inteira neste morro para a retirada de uma pedra que ameaçava rolar sobre cinco residências. Ao final de muito esforço, a equipe de dez homens – quatro deles moradores – conseguiu retirar a pedra que estava a menos de quatro metros da residência mais próxima. Ela pesa cerca de duas toneladas e tem 1.50 metros de comprimento.
Em Ilhabela, onde tem chovido mais que o dobro do ano passado, o coordenador da Defesa Civil, Valter Faustino da Silva, comenta: “Incrível ainda não ter acontecido nada. Estamos com sorte”. A única ocorrência, registrada na noite de quinta-feira e resolvida ontem cedo, foi o escorregamento de uma “taquareira” (bambuzal) sobre a estrada, na altura da Praia do Veloso, interditando meia pista.

FONTE:IMPRENSA LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário