quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sem condições de tráfego, acesso para Praia de Castelhanos é interditado


O acesso à Praia de Castelhanos, em Ilhabela, está interditado. São quilômetros intrasitáveis que prejudicam moradores e turistas.
Jipes parados e agências de turismo de Ilhabela praticamente sem movimento. Debaixo de muita chuva, a equipe de reportagem da TV Vanguarda acompanhou os jipeiros da cidade para ver de perto o motivo da queda na procura dos turistas.
Na estrada de Castelhanos, que tem 17 quilômetros de um percurso de terra, ligando a parte urbana da ilha a um lugar de natureza preservada. Mas com o chão nessas condições, o passeio para logo no começo.
Quem vai de jipe do centro de Ilhabela até a praia de Castelhanos, um dos principais atrativos turísticos da cidade, anda apenas três quilômetros. O início do Parque Estadual é o fim do caminho - dali pra frente a estrada só piora.
Jipeiro há dez anos, Neri José dos Reis diz que nunca viu a estrada desse jeito. "Sempre antes tinha uma manutenção, não periódica...Um prazo mais prolongado, mas tinha essa manutenção", diz.
Sem manutenção há anos e com a chuva forte dos últimos meses, a estrada ficou intransitável. Por segurança, a prefeitura fez a interdição logo depois do feriado de 12 de outubro. Quem depende do turismo se sente prejudicado.
"A gente tem um prejuízo, juntando todos os executivos, de uns R$15 mil e ainda tem os quiosques, três ou quatro, que têm bastante gente trabalhando também", diz Marcelo Oliveira, proprietário de uma agência de turismo.
A interdição da estrada também é ruim para moradores de Castelhanos, a maior praia da ilha, com um quilômetro de extensão. A comunidade tem cerca de 100 famílias, que precisam muitas vezes caminhar até quatro horas pelo único acesso à cidade. O pintor Carlitos Molinari andou tudo isso para ir ao hospital. "Os borrachudos me pegaram e eu tenho que ir lá me tratar, né? Sem essa estrada a gente não tem mais condições de ficar lá em Castelhanos. Está difícil, viu?"
A prefeitura informou que, em cerca de 45 dias, vai completar uma obra emergencial. "A gente entendeu que hoje para você efetivar segurança para quem usa a estrada, só com solução técnica. E os técnicos do DER conheceram o local e concordaram conosco. Então, vamos investir aí quase meio milhão de reais para dar condições de segurança no tráfego das pessoas que lá vão", afirma o prefeito Toninho Colucci.
Ainda segundo a prefeitura, além desse trabalho emergencial, Ilhabela busca recursos junto ao Departamento de Estradas de Rodagem para uma obra que prevê a drenagem da água da chuva e o calçamento de alguns trechos da estrada. Um serviço orçado em R$5 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário