quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Bombeiros orientam sobre a utilização de fogos de artifício durante as festas de fim de ano

As festas de fim de ano aumentam as vendas dos fogos de artifício, mas quem gosta desse tipo de diversão deve tomar alguns cuidados, desde a compra do produto. Os bombeiros de Taubaté explicam como manusear os rojões com segurança.Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Com eles, a festa fica bem mais bonita e o comércio de José Benedito Ferreira também. Em dezembro a loja dele fatura, pelo menos, 40% a mais que em outras épocas do ano. Antes do reveillón, as vendas não param. E as dicas de segurança também. “As orientações vêm na caixa e os fogos têm uma base na qual você coloca. Você pode soltar os fogos, sem colocar a mão nos fogos hoje”, diz Benedito.
Para evitar acidentes que podem estragar a festa, ler e seguir as orientações escritas na caixa é fundamental.
E para explicar melhor todo o procedimento, o tenente Lucas, do Corpo de Bombeiros mostra passo-a-passo a maneira correta de soltar os foguetes. Se for usar a base, basta encaixar bem o rojão no aparelho, acender o pavio e ficar a uma distância de 20 metros.
Se o lançamento for feito com as próprias mãos, é recomendável encaixar dois rojões abaixo do que será estourado, tapar os dois ouvidos e ficar atento ao local onde o foguete vai estourar. Essas foram as dicas para o caso dos foguetes que estouraram de forma correta.
Agora, se eles falharem, o que é proibido fazer? “Não deve olhar para dentro dele, porque o pavio, às vezes, demora um pouco para estourar e pode vir a queimar logo em seguida. Não tentar reutilizá-lo. O ideal é que, falhou, ele molhe esse rojão e inutilize ele, não volte a utilizá-lo”, orienta o tenente Lucas Ribeiro, do Corpo de Bombeiros.
É o Corpo de Bombeiros também que fiscaliza as lojas que vendem os produtos. E a polícia apertou o cerco aos clandestinos. Ontem (21), um bar foi fechado em Taubaté. Um caminhão de foguetes foi recolhido do local que funcionava sem alvará e apresentava riscos à comunidade. Então, na hora de comprar fogos de artifício, escolha uma loja autorizada e siga as dicas. Comece o ano com festa e segurança.
Outra dica importante é manter as crianças longe dos rojões. Elas só devem ter contato com fogos leves e, mesmo assim, acompanhadas de um adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário