As festas de fim de ano aumentam as vendas dos fogos de artifício, mas quem gosta desse tipo de diversão deve tomar alguns cuidados, desde a compra do produto. Os bombeiros de Taubaté explicam como manusear os rojões com segurança.Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Com eles, a festa fica bem mais bonita e o comércio de José Benedito Ferreira também. Em dezembro a loja dele fatura, pelo menos, 40% a mais que em outras épocas do ano. Antes do reveillón, as vendas não param. E as dicas de segurança também. “As orientações vêm na caixa e os fogos têm uma base na qual você coloca. Você pode soltar os fogos, sem colocar a mão nos fogos hoje”, diz Benedito.
Para evitar acidentes que podem estragar a festa, ler e seguir as orientações escritas na caixa é fundamental.
E para explicar melhor todo o procedimento, o tenente Lucas, do Corpo de Bombeiros mostra passo-a-passo a maneira correta de soltar os foguetes. Se for usar a base, basta encaixar bem o rojão no aparelho, acender o pavio e ficar a uma distância de 20 metros.
Se o lançamento for feito com as próprias mãos, é recomendável encaixar dois rojões abaixo do que será estourado, tapar os dois ouvidos e ficar atento ao local onde o foguete vai estourar. Essas foram as dicas para o caso dos foguetes que estouraram de forma correta.
Agora, se eles falharem, o que é proibido fazer? “Não deve olhar para dentro dele, porque o pavio, às vezes, demora um pouco para estourar e pode vir a queimar logo em seguida. Não tentar reutilizá-lo. O ideal é que, falhou, ele molhe esse rojão e inutilize ele, não volte a utilizá-lo”, orienta o tenente Lucas Ribeiro, do Corpo de Bombeiros.
É o Corpo de Bombeiros também que fiscaliza as lojas que vendem os produtos. E a polícia apertou o cerco aos clandestinos. Ontem (21), um bar foi fechado em Taubaté. Um caminhão de foguetes foi recolhido do local que funcionava sem alvará e apresentava riscos à comunidade. Então, na hora de comprar fogos de artifício, escolha uma loja autorizada e siga as dicas. Comece o ano com festa e segurança.
Outra dica importante é manter as crianças longe dos rojões. Elas só devem ter contato com fogos leves e, mesmo assim, acompanhadas de um adulto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário