sábado, 19 de dezembro de 2009

Ilhabela, Caraguá e Ubatuba registram aumento de 7% e 8% na ocupação e faturamento de hotéis e pousadas

Acácio Gomes

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) aponta que o setor hoteleiro e de pousadas registrou um aumento de 7% a 8% nas cidades de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

A informação foi confirmada pelo presidente da entidade, Maurício Bernardino. O índice, segundo ele, foi superior ao aumento do PIB do Brasil. “A hotelaria no Litoral Norte se manteve mais ou menos como no ano passado, conseguindo um bom desempenho por conta do calendário favorável, que proporcionou bom número de feriados prolongados”, analisou.

Mesmo com os números favoráveis, o presidente da ABIH destaca que a região enfrenta problemas. “O Litoral Norte enfrenta problemas graves, relacionados principalmente à informalidade - que é muito grande não só em relação aos apartamentos alugados, mas também com hotéis clandestinos. Isso é um flagelo muito grande para hotelaria estabelecida, regularizada e que pagam impostos”, alerta. Ele acrescenta que os números, independentemente disso, estão entre os melhores do Estado, perdendo apenas para a questão do turismo religioso. E é aí que aparece a região de Aparecida, no Vale Histórico.

“A cidade de Aparecida foi uma das que apresentaram melhores resultados por conta do turismo religioso. A cidade cresceu cerca de 15%, sendo um dos municípios com perfil executivo que não foram tão atingidas por conta da crise, assim como Campinas e São José do Rio Preto”, salienta.

2010

Mesmo diante de um cenário relativamente positivo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, acredita que é necessário ter os pés no chão.
“Existe uma euforia muito grande para 2010, mas não devemos ter um otimismo exacerbado”, pondera. Para ele, em 2010 o crescimento deve ficar em torno de 3% e 4%.

fonte:imprensalivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário