domingo, 20 de dezembro de 2009

Sabesp garante abastecimento normal de água na temporada; esgoto ainda polui praias

Acácio Gomes

Com o intuito de minimizar os efeitos causados pelo aumento populacional (que quadruplica) durante a temporada de verão no Litoral Norte, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Energia e Saneamento, iniciou o Plano Verão da Sabesp, um conjunto de medidas preventivas que visa melhorar a segurança da infraesturura dos sistemas de abastecimento.
Para garantir isso, a concessionária estabeleceu prioridades e atuou na melhoria de sistemas e redes, com investimentos que ultrapassam os R$ 3 milhões. Central de Atendimento 24 horas, caminhões pipa, vigilância nas captações de água e equipes de controle sanitário monitorando as estações de tratamento de esgoto serão algumas ações estabelecidas pela Sabesp.
Além disso, a concessionária concluiu intervenções pontuais de captação, tratamento e distribuição de água nas quatro cidades do Litoral Norte, elevando o fornecimento dos atuais 125 para 155 milhões de litros por dia. Com isso, a Sabesp acredita ser possível atender 1 milhão de pessoas diariamente, 20% a mais que no verão de 2009.
De acordo com informações de José Bosco Fernandes de Castro, superintendente regional no Litoral Norte, a Sabesp se prepara o ano todo para a temporada de verão. “Assim que termina a temporada, fazemos um planejamento para intervenções de locais onde houve baixa pressão, falta d’água; Aí realizamos manutenções preventivas em todo nosso sistema que abastece a região”, disse em entrevista ao Imprensa Livre.
Segundo ele, foram feitas intervenções nas quatro cidades. “Em Ilhabela, aumentou em dois quilômetros a rede distribuição, elevando em 50 mil litros por minuto a liberação de água na cidade. Em São Sebastião, fizemos um reservatório com capacidade para 1,7 milhão de litros de água, além de iniciarmos a operação do sistema do rio Cristina, na Costa Sul, beneficiando moradores de Juquehy e Barra do Una”, comenta.
Em Caraguá, o superintendente pontuou intervenções no Porto Novo (manutenção dos filtros), extensão de rede no Centro da cidade, bombeamento de água para o bairro do Benfica e reforço no abastecimento no bairro da Tabatinga, assim como em diversas regiões de Ubatuba.
Mas as ações da Sabesp não serão suficientes se a população fizer uso excessivo da água. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que os brasileiros gastam cinco vezes mais água que a quantia recomendada. A OMS considera suficiente o uso diário de 100 litros por pessoa.
Por isso, o superintendente da Sabesp recomenda evitar lavar carros, calçadas, quintais, animais e indica reduzir o tempo de banho.

Vazamento de água

Para evitar as constantes reclamações da população do Litoral Norte em relação aos vazamentos de água, a Sabesp adotou o sistema de controle de perdas.
“Isso é complicado e delicado. Existem residências de fontes próprias que se misturam com a nossa. Nós estamos fazendo um trabalho forte no controle de perdas, principalmente na região Sul de Caraguatatuba e Costa Norte de São Sebastião. Temos feitos varreduras para saber se há vazamento, trocamos hidrômetros, ramais, mas é importante que a pessoa ligue no telefone 195 para passar os dados. Nosso tempo de resposta é de 24h para atendimento da ocorrência”, finaliza.

Uma em cada cinco praias do Litoral Norte está poluída

Pelo menos metade do esgoto produzido nas quatro cidades do Litoral Norte é despejada sem tratamento no mar e no lençol freático, com a contaminação por meio de fossas sépticas.
Isso equivale a 1,5 mil litros de esgoto por segundo, o suficiente para encher em uma hora duas piscinas olímpicas, de 2,5 milhões de litros cada uma. Hoje, a Sabesp cobre 53% da Baixada Santista e 35% do Litoral Norte.
Nesta semana, uma em cada cinco praias do Litoral Norte foi considerada imprópria pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), situação que deve ficar mais crítica nas próximas semanas com a invasão de turistas. São 83 pontos de análise e 18 considerados poluídos.
Cinco praias que apresentaram concentração de bactérias por causa da poluição estão em Ilhabela, cidade com o pior porcentual de atendimento da Sabesp. Ali, a rede de esgoto não ultrapassa os 4% de cobertura.
A maioria das casas recolhe o esgoto em fossas sépticas, pouco seguras para terrenos arenosos como os do litoral, em que as águas subterrâneas facilmente se deslocam entre os reservatórios contaminados e o mar.
Até o ano que vem, a Sabesp deve ampliar a coleta de esgoto na cidade para 36%. “E tudo que for coletado será tratado”, diz José Bosco de Castro. Até 2015, a cobertura deve chegar a 85%. “Enfrentamos dificuldades como a ocupação desordenada, áreas de proteção, construções próximas de córregos e rios”, afirma Castro.

Boletim

Conforme o último boletim de balneabilidade das praias divulgado pela Cetesb, 18 são as praias poluídas.
São elas: Prainha, Arrastão, Porto Grande, Pontal da Cruz, Preta do Norte, Engenho, São Francisco, Deserta e Barra do Sahy, em São Sebastião; Siriúba, Itaguaçú, Viana, Ilha das Cabras e Praia Grande, em Ilhabela; Cocanha e Indaiá, em Caraguatatuba; Itaguá e Perequê-Mirim, em Ubatuba.

fonte:imprensalivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário