terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Curva da Oswaldo Cruz pode ter erro de traçado que será investigado pelo Ministério Público

O Ministério Público vai investigar a denúncia de erro de traçado em uma das curvas da rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba. O alto índice de acidentes registrados no local também será apurado.
airo Borrielo é especialista em patologias de construções. Ou seja, a sua missão é encontrar erros em obras. Ele não é perito na Oswaldo Cruz, mas é motorista e, nas viagens pela rodovia, fica incomodado com a curva, do quilômetro 26. "Tenho certeza que essa curva tem uma patologia, tem uma anomalia de traçado", diz.
As estatísticas dão razão ao engenheiro. Desde 2006 são registrados, em média, 20 acidentes por ano só nesse trecho. O que mais chama a atenção: a maioria deles foi por tombamento ou choque, após o motorista perder o controle do veículo.
"O motorista que está vindo de Taubaté, sentido Ubatuba, ao entrar na curva, ele precisa fazer uma manobra de correção de sua trajetória. A tendência é sair da pista e invadir o acostamento. O acostamento tem um degrau, fazendo com que contribua para que ele perca a direção do veículo", explica o engenheiro.
Quem passa pelo local, nem precisa ser especialista para notar os riscos que apresenta. "Aquele lugar é bem perigoso mesmo, e de moto não pode arriscar não. porque senão você sai da curva e bate no carro da frente", diz o técnico em refrigeração, Peterson Seabra.
"Eu sempre passo duas a três vezes por semana ali, direto tem acidente ali", conta o comerciante José Flávio de oliveira.
Agora a reclamação virou denúncia, apresentada oficialmente hoje (1) ao Ministério Público e o promotor de justiça já sabe o que vai pedir ao DER.
"Num primeiro momento, a gente imagina que o der possa fazer uma sinalização de advertência, aumentando placas de advertência aos motoristas. Aí, num segundo momento, pleitearmos uma reforma de infra-estrutura no local para que a rodovia possa ter um melhor traçado", diz o promotor Antonio Carlos Ozório.
A polícia confirma: a curva do quilômetro 26 dá trabalho. E a dica para diminuir os constantes acidentes é pisar menos.
"Ela tem a placa que reduz a velocidade de oitenta para sessenta por hora. então, se o motorista atentar para a velocidade que a via proporciona naquele momento, ele consegue fazer a curva com segurança", explica o tenente da Polícia Rodoviária Estadual, Milton Farias.
Ninguém do DER quis gravar entrevista. Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem informou que a sinalização no trecho é suficiente e que a rodovia é segura para os motoristas.

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