sábado, 5 de dezembro de 2009

Enchente deixa 140 desabrigados e um menino morre soterrado em Ubatuba

Um menino de nove anos morreu soterrado, em Ubatuba, por causa da chuva que atinge a cidade desde ontem (3). Segundo a Defesa Civil, 140 pessoas estão abrigadas no ginásio de esportes.
O caso mais grave foi registrado no bairro Estufa 2. O barranco que fica na lateral dessa casa cedeu e atingiu o cômodo dos fundos. Um menino de nove anos morreu soterrado. O restante da família conseguiu escapar. A residência foi interditada pela Defesa Civil. Segundo uma das tias da criança, Maria Aparecida Oliveira, não houve tempo de socorrer o sobrinho. "Junto meu marido, o padastro dele, meus irmãos,só que não teve como...as coisas estavam todas por cima dele", conta.
No bairro Guarani, os moradores também sofreram com a enchente. Muitas casas foram invadidas pela água, que chegou a atingir cerca de um metro de altura. O Corpo de Bombeiros esteve no local para ajudar a remover os moradores com um barco.
"Aqui deve ter sido, pelo menos, umas 60, 70 casas. Daí pra mais. Pra nós é uma calamidade, não deveria ter acontecido agora, mas quem é que vai prever o que Deus quer. Mas se pode fazer alguma coisa, fazer primeiro a limpeza do rio", diz o morador Vanildo Aparecido.
Algumas ruas da região central de Ubatuba também ficaram alagadas. O rio Tavares, que passa por baixo da rodovia Rio/Santos, transbordou e inundou as casas próximas à margem.Quanto ao bairro Parque Guarani a prefeitura informou que faz a limpeza no córrego periodicamente e que nesse caso o alagamento foi provocado pelo excesso de chuva.
O temporal também inundou as barragens e prejudicou o sistema de água e esgoto do litoral norte. Em São Sebastião e Ilhabela, moradores da costa sul tiveram o abastecimento interrompido. E em Ubatuba, 70% da população enfrenta problemas no fornecimento de água. Segundo a Sabesp, o problema deve ser solucionado ainda hoje (4), mas não há previsão de horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário