quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Projeto ‘Pedalando e Aprendendo’ capacita para o mercado de trabalho local

O Projeto – Pedalando e Aprendendo: montagem, manutenção e reparos de bicicletas - capacita alunos do ensino médio das escolas estaduais para o mercado de trabalho do Litoral Norte de São Paulo, por meio da parceria entre Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual da Educação, o Comitê Feminino da FIESP, o SENAI – SP e Prefeituras.
Na nossa região,19 alunos de Caraguatatuba estão participando do projeto, este ano, aprendendo a montar, fazer manutenção e reparos em bicicletas, destaca o professor do SENAI - Daniel Ferreira Souza. No curso, eles aprendem além da mecânica básica e as questões comportamentais, tais como: organização, segurança, responsabilidade, inter-relacionamento, ética etc., muito importante quando forem trabalharem numa bicicletaria ou abrir a deles, ressalto o professor.
O grupo é formado na sua maioria por rapazes e três moças, que demonstram interesses similares. Para a aluna Tatiane Avelino do Nascimento, de 16 anos, do 1º. Ano da EE Avelino, o curso é uma maneira de aperfeiçoar o currículo e colaborar para o 1º. emprego, pois sem experiência e sem formação profissionalizante como esta é muito difícil encontrar uma chance no mercado. O aluno Danilo Rafael, 17, do 3º. Ano da EE Ismael Iglesias já pensa em abrir uma bicicletaria, e acha fundamental aprender medidas do aro, quantidade de graxa por peça e etc.
A formatura desse grupo ocorrerá no dia 21 de dezembro no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. A Dirigente de Ensino – Edina Paula Roma Teixeira, a Supervisora - Maria de Lourdes Pace Barros e a Professora Coordenadora da Oficina Pedagógica - Sandra Cavalhaes, responsáveis pelo projeto na Diretoria de Ensino, acompanharão o grupo a cerimônia. Todas demonstram muito entusiasmo com o andamento do projeto e as boas perspectivas na formação técnico-profissionalizante dos alunos de baixa renda. A professora Sandra Cavalhaes ressalta que a bicicleta é o meio de transporte mais popular e utilizado na região, e esse curso oferece grandes possibilidades de geração de renda aos alunos que seguirem essa formação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário