quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Itaguá, Perequê-Mirim, Tabatinga, Pontal da Cruz e Viana são as praias mais poluídas da região

Acácio Gomes

Relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aponta o balanço das praias mais poluídas em 2009, em comparação ao ano de 2008.
Mesmo com as chuvas constantes, houve um aumento sim nas praias com bandeira verde, ou seja, 35% dos 155 pontos monitorados pela companhia ficaram próprias para banho, dados computados até o dia 13 de dezembro.
A Cetesb, para estabelecer o ranking das mais poluídas, leva em conta quantas semanas o ponto de coleta (praia ou rio) ficou impróprio para banho. Liderando as estatísticas estão: Itaguá (37 semanas poluída) e Perequê-Mirim (31 semanas), ambas em Ubatuba; trecho da Tabatinga (27 semanas), em Caraguá; Pontal da Cruz (27 semanas), em São Sebastião; e Viana (20 semanas), em Ilhabela. Além disso, esteve poluído 21 semanas o Rio Itamabuca, em Ubatuba.
Os índices corroboram com a prerrogativa de que pelo menos metade do esgoto produzido nas quatro cidades do Litoral Norte é despejado sem tratamento no mar e no lençol freático, com a contaminação por meio de fossas sépticas. Hoje, a Sabesp cobre apenas 35% do Litoral Norte.
Ilhabela é a cidade que mais preocupa, pois tem apenas 4% do seu esgoto tratado. Para se ter uma ideia, dos 13 pontos analisados pela Cetesb, apenas as praias do Sino e Saco da Capela não estiveram poluídas este ano. Viana, Itaguaçu, Perequê e Ilha das Cabras figuram entre as mais poluídas do arquipélago.
Tabatinga e Indaiá tem os piores índices de balneabilidade das praias de Caraguatatuba, segundo apontou a Cetesb. Na cidade, 15 praias são monitoradas.
Já São Sebastião, com seus 29 pontos analisados no monitoramento, as praias mais poluídas são: Pontal da Cruz, Porto Grande e São Francisco.
Costa Sul de São Sebastião tem melhores índices de balneabilidade
De acordo com o relatório da Cetesb, as praias da Costa Sul de São Sebastião registram os melhores índices de balneabilidade, algumas delas figurando por anos sem estarem poluídas.
É o caso das praias de Toque-Toque Grande, Santiago, Maresias, Cambury e Juquehy. As praias dessa região estão entre as mais badaladas do Litoral Norte e mesmo não tendo 100% do esgoto coletado e tratado, o que provoca uma poluição natural de suas águas, as correntes acabam levando a poluição para o alto mar.
Em Caraguatatuba, Martin de Sá, Massaguaçú e Capricórnio estão entre as mais limpas, enquanto em Ubatuba, Vermelha do Norte, Lagoinha, Domingas Dias, Prumirim e Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário