domingo, 20 de dezembro de 2009

Litoral ganha nova área de conservação

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal (FF), está propondo a criação de uma nova unidade de proteção integral no Litoral Norte Paulista. Trata-se de uma área de restinga com 8.025 hectares, localizada entre a rodovia Mogi-Bertioga e a Reserva Indígena Guarani do Rio Silveiras, ladeando o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Os estudos iniciais abrangiam mais de 10 mil hectares, uma área de grande riqueza biológica, onde estão os últimos manguezais e florestas baixas de restinga nas bacias dos rios Guaratuba e Itaguaré.
Toda a área proposta está localizada no município de Bertioga, onde técnicos da FF realizaram quatro reuniões na última semana. Os encontros visam preparar a comunidade para o debate público previsto para o início de 2010 quando, em comum acordo – técnicos e sociedade – se pretende definir a categoria e o desenho final desta nova unidade de conservação.
Rogério Leite, engenheiro florestal e diretor de Desenvolvimento Ambiental de Bertioga, conta que as reuniões envolveram representantes de vários setores. Desde Executivo, Legislativo, Ongs, proprietários e empresários, até comunidades afetadas de moradores e pescadores que sobrevivem do comércio de ostras e peixes na foz dos rios da região, ao longo da rodovia Rio-Santos.
“Parece uma iniciativa muito interessante e rica, tanto a proposta propriamente, quanto esta abertura para a discussão. Atualmente não tem como a gente ser contra a criação de uma unidade de conservação, e o fato desta proposta vir como uma discussão, e não como imposição, é muito bom”, diz Leite.
Segundo ele, dentro da área, chamada pelos técnicos de “Polígono Bertioga”, existem grandes glebas particulares e também pequenas propriedades, apesar do desenho proposto já ter circundado e excluído vários empreendimentos imobiliários, tais como a Riviera de São Lourenço, Morada da Praia e os loteamentos existentes nas Praias de Guaratuba e Boracéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário