quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Chuva constante preocupa moradores e causa estragos na região

A chuva voltou a causar prejuízos em algumas cidades da região. São José dos Campos está em estado de atenção e a cheia do rio Buquira preocupa moradores da zona norte.
Em São Luiz do Paraitinga, a estrada que dá acesso ao distrito de Catuçaba continua parcialmente interditada. No local, 22 famílias estão desalojadas.
O rio Paraitinga subiu dois metros com a chuva de ontem (8) e os moradores ainda temem uma enchente. Nos acessos à cidade, barrancos cederam e no bairro do Cruzeiro, a preocupação é com a terra que pode invadir as casas. "Tá perigoso ainda, o pessoal da Defesa Civil falou que a gente tá em área de risco, mas pra onde que a gente vai?", pergunta uma moradora.
Em uma rua, 17 imóveis que ficam próximos ao rio, estão sendo monitorados pela Defesa Civil.
"Essa área aqui é a mais preocupante e já houve deslizamento da chuva passada, né? E agora agravou com as fendas que a gente tá monitorando", diz o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Rodrigues.
Na estrada que dá acesso ao distrito de Catuçaba houve deslizamentos de terra e um trecho da estrada cedeu. Além disso, uma queda de barreira deixou cerca de mil moradores do distrito ilhados. Só depois de 11 horas, as equipes conseguiram abrir caminho.
Em São José dos Campos, na SP-50 que liga a cidade a Monteiro Lobato, foram registrados sete pontos com quedas de barreira. Ainda na zona norte, no Mirante do Buquirinha, o rio subiu mais de dois metros e preocupa os moradores. Até o início da noite, já tinha descido 15 centímetros.
“Não dá para ficar tranqüilo. A gente fica aqui numa situação de desespero, né?”
No bairro Águas de Canindú, o cuidado é com moradias próximas de barrancos, que podem ceder a qualquer momento.
As áreas mais críticas da cidade estão sendo monitoradas por equipes da Defesa Civil.
Segundo o CPTEC-Inpe só hoje (9) choveu 50 milímetros em São José dos Campos, desde o início de dezembro foram 100 milímetros, ou seja, é mais da metade de toda a chuva esperada para o mês, que são 180 milímetros.
E hoje à tarde, o asfalto da avenida São João cedeu e uma tubulação da Sabesp se rompeu. O trânsito precisou ser desviado pela rua Paulo Edson Blair para quem quiser seguir sentido centro. No sentido bairro o tráfego segue liberado.
A orientação é que os motoristas evitem pegar avenida São João até amanhã de manhã, quando deve terminar o conserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário