segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Plataforma de Mexilhão começa a ser montada hoje

Raquel Salgado

Com início de operação de todo o sistema do Projeto Mexilhão previsto para maio de 2010, a Petrobras inicia hoje a instalação dos dois módulos que serão acoplados à jaqueta da plataforma marítima de Mexilhão.
Gigantesca – ela tem 182 metros de altura e 70 metros de largura em cada lateral da base – a jaqueta foi construída no Rio de Janeiro e já está fixada. Foram oito estacas cravadas no solo marítimo sobre o Campo de Mexilhão, na Bacia de Santos, onde sete poços para extração de gás natural estão sendo perfurados e instalados.
O Campo de Mexilhão fica a 160 km da costa de Caraguatatuba, tem cerca de 25 km2 e potencial estimado em 49 bilhões de m3 de gás. A produção diária prevista é de 15 milhões m3.
A operação que será iniciada hoje é o acoplamento de dois módulos sobre a plataforma, chamada PMXL1, em sua parte externa (não submersa), que tem dez metros de altura. Um módulo é o industrial, de produção, e o outro consiste num alojamento para cem pessoas, além de heliponto.
Mexilhão é considerado pela Petrobras como “um projeto estruturante”. Ou seja, sua estrutura operacional – plataforma e gasoduto marítimo, unidade de tratamento de gás (UTGCA de Caraguatatuba) e gasodutos terrestres – atenderá também a três outros campos produtores da Bacia de Santos, entre eles o Tupi, localizado já na zona do Pré-Sal.
Estas foram algumas das novidades relatadas por funcionários da empresa em reunião com a comunidade, realizada sábado à tarde, na sede da Sociedade Amigos de Bairro do Pontal da Cruz (Sampoc), em São Sebastião.
A reunião foi a primeira de mais uma rodada de encontros, chamados “Diálogo com a Comunidade”, que se realizam esta semana em todas as cidades da região, para esclarecimentos sobre o andamento das obras do projeto Mexilhão e as novas etapas de implantação do empreendimento.
As apresentações foram feitas por Loir Fabian Lorusso, gerente da Petrobras para o setor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), da Unidade de Negócios da Bacia de Santos. Sempre enfatizando que o Projeto Mexilhão é “estruturante”, Loir alertou seguidamente os presentes para a necessidade da comunidade se organizar para “enfrentar o que vem por aí”. Para destacar, com mais ênfase, o que significaria isto, ele contou que a empresa está construindo duas torres de escritórios em Santos, cada uma delas para dois mil funcionários.
“A Petrobras teve exemplos de progresso mal administrado no passado, que isto não se repita. Temos condição de evitar os problemas. Então, que a organização da sociedade não pare aqui (nas negociações com a Petrobras)”, alertou o palestrante, numa referência provável ao município de Macaé, no Rio de Janeiro, sede das operações da Bacia de Campos, que enfrenta inúmeros problemas sociais e urbanos em decorrência do progresso mal planejado. A reunião contou com a presença de 16 pessoas. Entre elas, o presidente da Colônia de Pescadores Z-14, Acácio Waldemiro da Luz, acompanhado por dois diretores. Falando sobre as indenizações pagas aos pescadores da região que tiveram prejuízos por causa das obras do empreendimento, o funcionário da Petrobras contou que a empresa pagou, ou está pagando indenizações para pescadores em 97 casos: 79 em São Sebastião, 16 em Caraguatatuba, 1 em Ilhabela e 1 em Ubatuba.


Locais das reuniões Petrobras/Comunidade


Ubatuba
Hoje, segunda-feira, às 9 horas, na Fundart – Rua Dr. Félix Guisard Filho, nº 06 – Centro. Tema abordado: Trecho marítimo
Ilhabela
Amanhã, terça-feira, às 9 horas, na Câmara Municipal – Rua Benedito Cardeal Sobrinho, nº 39 – Centro. Tema abordado: Trecho marítimo
Caraguatatuba
Amanhã, terça-feira, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Av. Rio Grande do Norte, 450 - Bairro do Indaiá. Temas abordados:
14h - Trecho marítimo
17h - Trecho terrestre do gasoduto marítimo e UTGCA
A Petrobras fornecerá transporte gratuito para a população das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 77 00 112, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br.

fonte:imprensa livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário