segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comerciantes esperam vender até 15% a mais no Natal

Acácio Gomes

Dezembro para o comércio é sinônimo de lojas cheias, filas nos caixas, pacotes coloridos e muita correria de última hora. São as compras de fim de ano, período no qual a economia tende a se aquecer com consumidores ávidos por presentes.
Comerciantes do Litoral Norte esperam vender entre 10 e 15% a mais neste Natal em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com informações das Associações Comerciais de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

O principal motivo para o crescimento, de acordo com representantes das entidades, é o reaquecimento da economia. No ano passado, o País e o mundo estavam no meio de uma crise financeira mundial.
Lojas de eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e roupas deverão ser as mais procuradas pelos consumidores.
Caraguatatuba é a cidade que deve aumentar mais as vendas: entre 10 e 15%. Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Paulo Bijus, o comércio está aquecido.
“Várias lojas abriram e temos tudo em Caraguatatuba. As pessoas não precisam mais sair da cidade para comprar presentes em grandes centros. Pelo contrário, hoje nós que recebemos consumidores”, comentou. São Sebastião deve ter aumento de até 12%, graças também a Campanha de Natal dos comerciantes que vai sortear vale compras de até R$ 15 mil.
O sorteio vai acontecer em praça pública e todas as pessoas que fizerem compras no comércio da cidade, independentemente do valor, concorrerão aos prêmios. “Mas já registramos em alguns magazines um aumento de 18%. Sem as chuvas, que atrapalharam um pouco, a tendência é que as vendas cresçam”, comenta Eduardo Cimino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião.


Comprar requer cuidados


Fazer uma boa compra é preciso estar atento, principalmente em uma época tão atribulada onde, muitas vezes, nem todas as ofertas representam ganhos de custo e benefício para o consumidor.
Por isso, os Procons do Litoral Norte prometem fiscalização para que o consumidor não saia prejudicado.
A Coordenadoria Estadual estabelece que uma das regras básicas é o bom senso. “Fuja do consumo por impulso, compre com antecedência. Uma vez escolhidos os presentes, prefira o pagamento à vista, mas em caso de compras a prazo, faça um amplo levantamento de preços e juros para evitar gastos desnecessários”, indica o órgão.
Ainda de acordo com o Procon, quando os preços a prazo forem iguais aos preços à vista, negocie, exija descontos e sugira formas de pagamento. E para isso, uma eficiente ferramenta para negociação é a publicidade da concorrência: encartes, anúncios ou folhetos dos outros lojistas.
O Procon também lembra aos consumidores dos cuidados essenciais quantos as mais variadas formas de compras. “Comprar pela internet exige atenção redobrada, certificação garante mais confiabilidade ao produto e, exija sempre a nota fiscal”.

fonte:imprensalivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário