segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O ENCONTRO DE SARKOZY COM LULA, O SETE DE SETEMBRO E O ACORDO MILITAR


O feriado de 7 de Setembro vai ficar marcado por uma visita ilustre do Presidente da França.E é claro que não foi só por causa da Independência do Brasil que o Sarkozy veio ao Brasil. O motivo foi outro e muito especial, a assinatura de um conv~enio de US$ 12 bilhões.
O acordo militar entre o Brasil e a França prevê a construção conjunta de um submarino nuclear e outros quatro convencionais do modelo francês Scorpene, e também um estaleiro onde os mesmos serão fabricados e uma base naval de apoio.
Segundo informações que apuramos ainda está prevista a construção de 50 helicópteros de transporte franceses EC-725 destinados às Forças Armadas brasileiras, entre os anos de 2010 e 2016.
A fabricação dos helicópteros será feita por um consórcio entre a Eurocopter e sua subsidiária brasileira, a Helibras. O Brasil terá que desembolsar US$ 12.317 bilhões com um acordo que o Ministério da Defesa classificou como estratégico
É importante destacar que a França também deseja vender 36 caças-bombardeiros para a Força Aérea Brasileira. A licitação que foi aberta pelo governo brasileiro deve sair nas próximas semanas. A francesa Dassault Aviation concorre com empresas como a Boeing.
Entendemos que o Brasil passou muito tempo sem investir decentemente em sua Forças Armadas. O Brasil vem se projetando positivamente no aspecto econômico Internacional e as recentes descobertas de grandes reservas nas áreas do pré-sal, requer um investimento a curto prazo em nossa Defesa.Isso para impedir que sejamos alvo de inrvenções militares futuras, afirmação de alguns especialístas no assunto.Esse aspecto deve ser refletido como uma discussão apartidária, porque é de interesse da Nação.Como disse, tem pessoas que analisam esse acordo militar com os francesesma si como um aspecto técnico e não político.Será que se fosse de outra forma não seria um tanto quanto leviano algum país repassar uma importante tecnologia de seu Arsenal?
O que temos que analisar e prevê é que o Brasil terá que fazer grandes investimentos em tecnologia e defesa de hoje em diante, principalmente depois desse acordo e do encontro entre os presidentes do Brasil e da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário