
Raquel Salgado
Litoral Norte
Desde o início da pandemia de gripe suína – Influenza A (H1N1) – a região registrou 32 casos confirmados da doença, com duas mortes, ambas de gestantes. O número de casos suspeitos é de 501, dos quais apenas 116 realizaram exames.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, somente os casos mais graves, chamados (Doença Respiratória Aguda Grave (Drags), são submetidos aos exames laboratoriais para confirmação da doença.
Os demais casos suspeitos recebem medicação, principalmente se o paciente pertence aos grupos de risco, e fazem o tratamento em isolamento domiciliar, evitando internação. Aguardam resultado dos exames 29 pacientes. A maioria já terminou o tratamento e recebeu alta.
São Sebastião tem 90 casos suspeitos, dos quais dez estão confirmados, dois deles residentes em outro município. Realizaram os exames 54 pacientes, dos quais 30 foram descartados como negativos e outros 15 ainda aguardam o resultado dos exames. Entre os 90 casos suspeitos, 50 são mulheres, das quais 8 eram gestantes, e 40 são homens.
A maioria destes pacientes – 17 – eram adolescentes na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Outros 15 pacientes pertenciam à faixa etária dos 20 aos 29; 13 estavam entre 30 e 39; e 12 entre 10 e 14 anos. Apenas um caso referia-se a uma criança abaixo de um ano de idade.
Maresias é o bairro que concentra o maior número de casos suspeitos – 14. Depois vem o município de Caraguatatuba, com 12 casos de moradores que foram atendidos em São Sebastião, dos quais dois são casos confirmados da doença. O Pontal da Cruz vem em terceiro lugar, com 11 casos suspeitos. Todos os demais bairros da cidade registraram número inferior a seis casos suspeitos.
Caraguatatuba tem 135 casos notificados como suspeitos, dos quais 22 foram submetidos a exame e nove revelaram-se positivos – oito adolescentes e uma criança. Outros cinco pacientes aguardam resultado.
Ilhabela também tem nove casos po
sitivos num total de 23 pessoas que realizaram o exame. Apenas um paciente aguarda o resultado. O município tem 56 casos notificados da doença, número que inclui todos os casos de Drags, todas as gestantes e os demais pacientes de grupos de risco.
Ubatuba tem quatro casos confirmados da doença e oito pacientes aguardam o resultado do exame. Do total de 220 casos notificados como suspeitos, a maioria está concentrada na região central do município, em especial nos bairros do Ipiranguinha e Estufa 2.


Nenhum comentário:
Postar um comentário