quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tuberculose na mira da Saúde

A secretaria de Saúde de Caraguá realiza, de 19 a 23 de setembro, a Campanha de Combate à Tuberculose. O município é considerado prioritário devido ao grande número de casos. No último mês de julho foram registrados sete casos novos. Outros 35 pacientes estão em tratamento.

O objetivo da campanha é investigar e localizar novos casos de tuberculose. Até o final do ano, a secretaria tem que diagnosticar 920 pessoas, cerca de 1% da população, estimada em aproximadamente 92 mil pessoas, de acordo com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose da secretaria de Saúde, enfermeira Alexandra M. Fonseca do Nascimento, explica que as pessoas que apresentam tosse persistente, principal sintoma da doença, devem procurar a enfermeira do posto de saúde mais próximo de sua casa. “Não há necessidade de passar pelo médico. O exame do escarro é realizado pela própria enfermeira e caso o resultado seja positivo, o tratamento é rápido (cerca de seis meses) e gratuito”, explica Alexandra.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa e a contaminação é de pessoa a pessoa. A cidade já registrou um óbito este ano. Em 2008, houve três óbitos e em 2007, sete.

Serviço:

De 19 a 23 de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário