quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Exposição itinerante sobre o Rio Juqueriquerê passa pela festa de comemoração dos resultados do projeto “Água de Beber”.

Esta exposição teve inicio em julho de 2009 durante a sexta edição do festival de Tainha que acontece anualmente no bairro de Porto Novo, organizada pela Secretária de Turismo e Associação de Pescadores de Porto Novo. A iniciativa desta exposição temática sobre o Rio Juqueriquerê foi da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - contando com o material e organização do Arquivo Público municipal.
O Arquivo Público conta com materiais como fotografias e vídeos sobre o Rio Juqueriquerê que datam do final do século XIX, havendo depoimentos de moradores antigos e atuais e também músicas temáticas.
O objetivo desta exposição é proporcionar à população acesso a história de sua própria comunidade, conseqüentemente conscientizar sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e ambiental.
Para Luzia Prado historiadora e diretora do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, a festa de encerramento do projeto “Água de Beber” do Instituto Supereco não significa o fim, mas a conclusão de mais uma etapa dos trabalhos de preservação deste importante patrimônio histórico para Caraguatatuba “O Rio Juqueriquerê”.
“Este rio grita por socorro e temos a obrigação como cidadão de tentar salvá-lo. Vejo estes projetos como uma grande ferramenta de conscientização”, afirma Luzia Prado.
O Projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar...Ciclos Contínuos” é uma iniciativa do Instituto Supereco, desenvolvido no entorno do Rio Juqueriquerê com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Rede de parceiros e apoiadores: Instituto General Motors, Band Vale, Car Promotion, SABESP, Veibras, Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba (SEDUC), Centro de Referência e Assistência Social do Porto Novo (CRAS-Sul).(Fonte: Supereco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário