segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Escolas técnicas oferecem mais de 4 mil vagas na região

Estão abertas a partir de hoje as incrições para o vestibulinho das escolas técnicas estaduais, que oferecem mais de 4 mil vagas em doze cidades da região. As escolas técnicas dão oportunidades aos alunos de construir um bom currículo e prepará-los para o mercado de trabalho.
É o caso de Ítalo Lopes, de 22 anos, recém formado em um curso técnico da ETEC. Ele trabalha há 7 meses em uma empresa que presta serviço na área da construção civil, em Jacareí. Com o salário, ele investe em formação profissional. "Graças ao trabalho, graças à topografia, eu estou fazendo hoje a minha faculdade de engenharia civil", conta Ítalo.
Para as empresas, a formação profissional das escolas técnicas também traz vantagens. "Quem tem esse diferencial vai sair na frente. Por que já tem o conhecimento, não vai precisar passar por um treinamento ou alguém orientá-lo. Ele já vem com toda a bagagem de conhecimento", explica a analista social Janaína Machado.
Outro caso prático é o de Bárbara Veloso, ela ainda é estagiária, está cursando informática e não quer parar por aí. "Mais a frente quero entrar em uma pós-graduação, fazer análise de sistemas para aumentar cada vez mais o leque e poder trabalhar em vários ramos da informática", diz Bárbara.
Começar uma carreira profissinal como a de Ítalo ou Bárbada requer planejamento. As ETEC's da região estão com inscrições abertas para mais de 4 mil vagas em cursos técnicos. A formação é de graça, tem duração de 1 ano e meio a 2 anos, e os alunos saem com certificado e muitas vezes com um emprego garantido. "O Centro Paula Souza já organiza os planos de curso focado na necessidade do mercado de trabalho. Os cursos daqui da escola são focados nas necessidades, não só de Jacareí como de toda região", explica Maria Tereza, diretora da ETEC Jacareí.
Na turma de rede de computadores da ETEC Jacareí, Felipe Afonso conta que já coloca em prática as lições no estágio. "O que a gente desenvolve aqui na sala de aula, é o que eu uso lá. Aqui você tem o conhecimento básico e lá você tem a parte prática".
E quem disse que é preciso ser jovem para sonhar com uma carreira? O motorista Joel Ramos da Silva, que está perto de se aposentar, também frequenta o curso de rede da ETEC e já sonha em se tornar empresário. "Minha idéia é ter o meu próprio negócio, uma empresa na área de prestação de serviços na área de redes", revela.
As inscrições vão até o dia 26 deste mês e são feitas pela internet. A taxa de inscrição é de vinte reais. Confira as informações sobre requisitos e vagas.

FONTE: VNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário