sábado, 29 de agosto de 2009

Infectologista diz que pandemia está no pico aqui na região

Carlos Mello de Capitani, médico infectologista, disse ontem que a pandemia de gripe suína está no pico neste momento aqui no Litoral Norte. Ele acredita, no entanto, que com as altas temperaturas dos últimos dias, a situação melhore. “Acredito que em mais duas semanas os números comecem a baixar”, disse.

Capitani alerta para que as pessoas não se deixem tomar pelo desespero. “Nossas equipes estão preparadas e estão dando conta da situação. Aqui em São Sebastião já tivemos desde o início 38 casos de pacientes que precisaram ser internados, entre eles dez gestantes, e não registramos nenhum óbito”, afirmou ele. Ontem o município tinha quatro pessoas internadas, entre elas duas crianças e um soropositivo (Aids).
Em Caraguatatuba, 17 casos suspeitos foram atendidos esta semana e todos tiveram material coletado para exames. O município tem seis casos positivos da doença – entre os quais cinco adolescentes e uma criança, mas todos passam bem. Outros sete casos receberam resultado negativo esta semana e quatro ainda aguardam a divulgação dos exames.

Gestantes

A prefeitura de Caraguatatuba divulgou comunicado interno ontem suspendendo o trabalho de todas as servidoras municipais gestantes por tempo indeterminado. A mesma medida já foi tomada em Ubatuba e em cidades como São José dos Campos e Belo Horizonte (MG). Já São Sebastião seguiu a orientação do Governo do Estado – as gestantes vem ser afastadas dos trabalhos que exigem contato com a população e colocadas em tarefas internas e administrativas.

Para Capitani, “as gestantes devem receber muita proteção neste momento, pois a taxa de letalidade entre jovens grávidas é de 10%, o que é muita coisa. Entre crianças e adolescentes, entretanto, a taxa é bem mais baixa, apesar dos casos de adolescentes contaminados estarem aparecendo em grande quantidade neste momento”.

FONTE:IMPRENSA LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário