terça-feira, 25 de agosto de 2009

SECRETÁRIO ARCE FALA SOBRE O PEDÁGIO

O secretário estadual de Transporte, Mauro Arce, esteve ontem em São Sebastião onde participou de uma reunião do Conselho de Administração Portuária, do qual é presidente.

Na ocasião, ele também se encontrou com o prefeito Ernane Primazzi e disse que as notícias sobre a implantação de pedágios no município “foram precipitadas” e que os estudos sobre a questão apenas começaram, não havendo, portanto, nada definido sobre a implantação da cobrança.

Há duas semanas está sendo veiculado na mídia estudo do Estado em implantar pelo menos seis praças de pedágios na rodovia Rio-Santos, que corta o Litoral Norte, sendo duas em São Sebastião e outras duas em Ubatuba. A sociedade civil já se manifesta contra o projeto.
Ontem, o presidente da Cia Docas, Frederico Bussinger, explicou que, embora não seja da sua alçada, há uma definição quanto ao modelo adotado que será por meio da Parceria Público Privada (PPP), onde o governo entra com uma boa parte do recurso.

Aproveitando a visita do secretário, Ernane informou que irá oficialmente reivindicar do governo paulista a implantação de portais de entrada nos dois extremos do município (Boracéia, na Costa Sul e Canto do Mar, na Costa Norte). Participaram também da reunião a secretária de Meio Ambiente de São Sebastião, Traud Rossi e Bussinger.

Com relação à possibilidade de cobrança de pedágios nas estradas do Litoral Norte, Arce disse que os estudos estão somente na fase inicial. “Ninguém pensa em pedágio na região sem oferecer nada em troca. Ainda é muito cedo para se falar nisso. O tema será objeto ainda de audiências públicas futuramente”, garantiu.

O prefeito Ernane reforçou a solicitação para que a construção da nova estrada entre Caraguatatuba e São Sebastião, chamada de alça de acesso entre os dois municípios ocorra antes da expansão portuária. “Essa foi uma reivindicação nossa quando ainda eram iniciados os projetos para ampliação do porto. Recebemos a garantia que a nova estrada vai sair e a consideramos condição essencial nesse projeto. Não adianta ter porto ampliado se não tiver acesso planejado”, afirmou Ernane. Ainda sobre essa nova estrada, basicamente formada por túneis e viadutos, a secretária Traud Rossi levou a Arce a preocupação de que o seu traçado incluía limites do sitio arqueológico do Bairro São Francisco. O secretário informou que os técnicos de sua Pasta, encarregados das avaliações ambientais, já têm conhecimento desse fato e estão levando-o em conta no projeto.

FONTE: IMPRENSA LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário