terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dia Mundial do Diabetes esclarece sobre riscos da doença

Exames e informações educativas marcam a data em Caraguá
A secretaria de Saúde de Caraguá realiza, no próximo sábado (14), campanha para identificar portadores de diabetes. Exames de glicemia capilar, avaliação bucal e fisioterápica serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde do Massaguaçú, Tinga, Porto Novo e na Praça de Eventos, das 8h às 13h.
O Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) foi instituído pelo IDF (International Diabetes Federation) em 1991, como um meio de aumentar a conscientização global sobre a doença. A data é lembrada em 181 países. No Brasil, 1.200 cidades realizam campanhas neste dia. O tema deste ano é “Diabetes: compreender para controlar”.
A campanha é destinada a qualquer pessoa de todas as idades, principalmente os portadores de diabetes e os seguintes grupos de risco: pessoas sedentárias, que tem sobrepeso, alimentação inadequada e histórico de doença na família. Para o exame é utilizada uma gota de sangue da ponta do dedo, recolhida em uma fita teste que é introduzida em um aparelho, que indica o resultado de imediato.
Na oportunidade também serão dadas informações educativas e aferida a pressão arterial e, se necessário, encaminhamento para especialista. Os interessados devem levar RG e não devem tomar café da manhã.

Diabetes: o que é
É uma enfermidade na qual não se controla bem a glicose no sangue. Mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo tem Diabetes. Cerca de 4 milhões não sabem que são portadoras. Estima-se que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm Diabetes, sendo que aproximadamente 6 milhões estão diagnosticadas.
A cada 10 segundos uma pessoa morre no mundo em conseqüência das complicações do Diabetes, são 3,2 milhões de mortes por ano. Pelo menos uma em cada 10 mortes entre adultos de 35 a 64 anos ocorre em decorrência disso, portanto a detecção precoce da doença é extremamente vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário