segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Micareta: engenheiro diz que esteve na montagem, mas foi embora antes de ficar pronta

Parte de um dos camarotes do São José Folia desabou no primeiro dia de show, já na madrugada de domingo (22). Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas. E em 15 dias, a perícia deve dizer o motivo da estrutura vir abaixo. Hoje(23), a equipe da Rede Vanguarda conseguiu conversar com o engenheiro responsável pela obra.
As imagens feitas por um folião mostram o momento em que a banda Chiclete com Banana parou o show por causa do acidente. As investigações começaram ainda de madrugada. "Precisa ver a questão do material, a questão da quantidade de pessoas que poderia suportar por metro quadrado do material. Então, realmente é um exame mais complexo", diz o delegado Paulo Sergio Barbosa.
Hoje, os funcionários desmontavam a estrutura. Numa obra como essa, os bombeiros são responsáveis por uma vistoria. Eles verificam os documentos que certificam a segurança da montagem e analisam equipamentos. "Ao Corpo de Bombeiros cabe a verificação dos equipamentos de combate a incêndio e brigada, tais como extintores, iluminação de emergência e saídas de emergência", explica o capitão Luiz Alves.
Mas a responsabilidade pela estrutura da obra é do engenheiro que assina o laudo, chamado ART, anotação de responsabilidade técnica. Segundo especialistas, o processo deve ser todo acompanhado de perto. Como é uma estrutura feita a curto prazo, há riscos.
"Primeiro risco é ter uma sobrecarga, ou seja, excesso de pessoas. O segundo risco seria o choque de veículo numa estrutura dessa. E o terceiro risco seria uma deficiência de montagem ou material", diz o engenheiro Ricardo Yazigi, ouvido pela reportagem para explicar possíveis riscos.
O engenheiro José Vitório, responsável pela estrutura da micareta, é da cidade de José Bonifácio. Por telefone, ele disse que esteve na obra, mas foi embora antes que ela ficasse pronta. "Eu tenho que estar presente na obra só para conferir a montagem. Se está sendo montado certo ou não", diz o engenheiro José Vitório. A repórter Fernanda Cesaroni pergunta se ele esteve aqui. Ele responde: "Hã, hã. Estive aí na sexta-feira."
O circuito da micareta tinha camarotes numerados e outros três vip. O desabamento aconteceu no que estava ao lado da concentração dos trios.
A parte que cedeu era pequena, apenas sete metros quadrados, mas o camarote estava lotado. "Caiu tudo do nada, ninguém viu de onde veio nada", disse um dos foliões que se machucou.
Sessenta pessoas ficaram feridas. A maioria foi atendida em hospitais públicos da cidade. "Simplesmente ela soltou, caiu de lado e veio todo mundo ao chão", diz outro folião.
O engenheiro responsável pela obra também disse que não tem idéia do que possa ter acontecido e espera a conclusão do laudo. Quatro feridos ainda continuam internados. Deles, o caso mais grave é de uma mulher que teve lesão na coluna. Ela está internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde deve passar por uma cirurgia ainda essa semana.
As empresas que organizaram o evento informaram que seguiram todos os procedimentos e atenderam todas as normas de segurança exigidas pelas autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário