quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os cuidados com as crianças na praia

Água no umbigo, sinal de perigo

O verão e as férias estão aí, é tempo de diversão. Mas os pais devem redobrar os cuidados com as crianças, na hora de aproveitar a praia. Para diminuir os riscos, a prefeitura de Caraguá irá contratar 30 guarda-vidas temporários para orientar a população na prevenção de acidentes e vigiá-los para que estejam em segurança..
As praias apropriadas para as crianças em Caraguá, por não serem de tombo e pelo mar ser calmo são: Prainha; Martin de Sá (próximo ao rio); Mococa; Cocanha; e Tabatinga. O Corpo de Bombeiros alerta que, todas tem seus riscos, por isso o banhista deve sempre tomar os devidos cuidados.
O lema que os guarda-vidas repassam aos banhistas é “Água no Umbigo, Sinal de Perigo”. Isso também vale para os adultos. O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Rapacci, informa que os pais nunca devem deixar os filhos sozinhos. Para evitar que eles se percam, os guarda-vidas vão distribuir pulseiras, que irão ajudar na localização.
O responsável que perceber que perdeu a criança de vista deve procurar o guarda-vidas e passar a maior quantidade de informações, como: idade, altura, características, roupas e, para quem a encontrar perdida, procurar o posto de atendimento dos Bombeiros.
As crianças também não devem usar bóias, pranchas ou espaguetes. “Por mais que pareçam ajudar, os acessórios aumentam os riscos de acidentes e dificultam o trabalho do profissional, caso seja necessário o socorro”, afirma o tenente.
A correnteza pode mudar de repente. Quando isso acontece, a tendência é que o banhista seja puxado para o fundo. “Nesse caso, deve sempre manter a calma e nadar paralelamente à costa, até conseguir ajuda de alguém próximo ou pedir socorro aos guarda-vidas”, explica.
Os guarda-vidas atuam há mais de 20 anos, em 283 praias do litoral paulista. Já realizaram cerca de 40 mil salvamentos. No litoral são aproximadamente 800 por ano.

Serviço
Corpo de Bombeiros
Telefone: 193

Nenhum comentário:

Postar um comentário