quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Telefonia ainda é campeã de reclamações em Procons da região

Há pelo menos 4 anos as empresas de telefonia dominam o ranking de reclamações da Fundação Procon. Em Guaratinguetá, foram registrados 114 casos contra empresas prestadoras de serviços, boa parte referente à telefonia e fornecimento de acesso à internet.
Segundo o diretor do Procon em Guará, Lauro Machado, o número de reclamações diminuiu um pouco após a suspensão das vendas do serviço Speedy, da Telefônica, pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações. "A empresa fazia a venda do serviço e não entregava, geralmente porque vendia o serviço para usuários fora da área de cobertura, ou começava a cobrar o serviço e não fazia a instalação", explica Lauro. Mas com uma nova autorização para comercializar o serviço, no final de agosto, o número de reclamações voltou a crescer.
O fato se repete em outras cidades da região. No Procon de Jacareí a Telefônica manteve em outubro a liderança no ranking de reclamações, com 20 ocorrências, a maioria por não cumprir ofertas anunciadas. Em segundo vem a Vivo, com 12 ocorrências.

Financeiras

A liderança em reclamações das empresas de telefonia é ameaçada a cada mês pelas empresas financeiras. "É cada vez maior o número de empresas que enviam cartõs de crédito para a residência das pessoas, sem solicitação. Logo em seguida começam a cobrar anuidade, seguro de perdas e roubos, seguro de vida, etc", diz Lauro Machado. Neste caso o consumidor deve reunir as correspondências enviadas pela empresa e procurar o Procon.

Móveis

Na área de produtos, os móveis lideram o ranking do Procon Guaratinguetá. São produtos entregues com defeitos, cores diferentes do mostruário, riscados, lascados ou até casos que a loja promete a montagem do produto e não executa.

Resolução dos casos

Apesar do grande número de reclamações - 462 em outubro, em Guaratinguetá - o índice de resolução dos problemas agrada. "Superamos os 80%, é muito satisfatório. Algumas empresas ainda faltam nas audiências. Neste caso a reclamação é colocada como procedente e o caso vai para o cadastro de reclamação fundamentada.

Apagão

O apagão da noite desta terça-feira (10) já exibe reflexos no Procon. Em Guaratinguetá já é grande a procura por informações sobre aparelhos danificados. Neste caso, o órgão orienta que em primeiro lugar o consumidor tente um acordo diretamente com a concessionária - na região, com a Bandeirante ou Elektro.
O Procon de Guaratinguetá fica na rua Joaquim Miguel, 49 – Centro. O telefone para contato é (12) 3132 6247.
Em Jacareí, o órgão fica na rua Alfredo Schürig, 300 - Centro.

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