quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mexilhão defumado enriquece comércio caiçara

Uma nova forma de geração de renda foi apresentada esse ano aos maricultores de Caraguá. O projeto “Mexilhão Defumado” foi elaborado pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans) para ajudar as famílias caiçaras, que na baixa temporada tem prejuízo com a diminuição da venda do marisco in natura.
O mexilhão defumado, além de colaborar com a renda dos caiçaras, também servirá para a produção de pratos diferenciados. “O in natura tem validade de um dia, já o defumado por receber o processo de desidratação, pode durar cerca de quatro meses. A ideia é que inicialmente o produto esteja exposto apenas para degustação”, diz a nutricionista do Cresans, Aline Roberta Garcia de Souza.
A nutricionista explica que o Cresans irá capacitar os maricultores e suas famílias e apresentar as técnicas de: processamento do mexilhão; processo de defumação com o uso de equipamentos específicos; e conservação e armazenamento necessário do produto.
O projeto irá estimular e ampliar a participação do maricultor nas atividades sociais sustentáveis. “A qualificação profissional na área e o aumento do consumo, devem melhorar a qualidade de vida e a condição socioeconômica dos trabalhadores”, conclui Aline.
Como tudo começou
O cultivo dos mexilhões iniciou em 1989 como uma alternativa rentável para as famílias dos pescadores, cuja atividade entrou em declínio em função da modernização da frota pesqueira, que é capaz de localizar cardumes antes que esses alcancem a costa, e o esgotamento das espécies nativas do mar.
Hoje, 15 criadores cultivam mexilhões nas “fazendas marinhas” instaladas na praia da Cocanha, ocupando uma área de cerca de dois mil metros quadrados.
Festival valoriza cultura caiçara
O cultivo de mexilhões também se tornou atração turística em Caraguá. O Festival do Mexilhão é realizado todo mês de dezembro. Atrai além da população local, pessoas que querem conhecer ou saborear os pratos preparados. Esse ano o evento será de 11 a 13 de dezembro, na praia da Cocanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário