segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cine Caraguá fica lotado em lançamento de documentário sobre a catástrofe de 67

Mais de 150 pessoas acompanharam o lançamento do vídeo documentário “Caraguá, da catástrofe ao progresso”, produzido pela Litoral Virtual Produções e apresentado em sessão comemorativa no Cine Caraguá.
O vídeo relata a história da reconstrução da cidade, após a enxurrada de 1967, que causou o deslizamento da Serra do Mar e inundou praticamente todas as regiões habitadas do município na época.
O vídeo que traz depoimentos emocionantes e fotos inéditas da cidade durante a catástrofe prendeu a atenção do público durante quase uma hora de apresentação.
Para o diretor da obra, Emílio Campi, o documentário mostra a fibra dos cidadãos locais, que conseguiram transformar o município em curto espaço de tempo. Além disso, Campi ressalta o apoio das diversas empresas públicas e privadas ao trabalho, o que confirma ainda mais a atual condição de progresso de Caraguatatuba.
O documentário também servirá como base para o estudo de jovens, sobre a história do município e região. Alguns cidadãos entrevistados no livro consideram, apesar de todas as mazelas causadas, a catástrofe como um divisor de águas para a cidade. Eles acreditam que a enxurrada serviu como um desafio e prova de que os moradores locais não aceitariam a “morte” de Caraguá, após o desastre.
O vídeo ainda traz declarações de diversos líderes políticos, inclusive, a fala do atual prefeito Antônio Carlos sobre as perspectivas cada vez mais promissoras para o futuro da cidade. Os exemplares em DVD do documentário poderão ser obtidos apenas com os patrocinadores do projeto. A lista de locais e telefones dos apoiadores do filme estão no site: www.caragua.com.br/dvd.(Fonte: Imprensa Livre)

Festival do mexilhão valoriza cultura caiçara


Evento acontece de 11 a 13 de dezembro

Os caiçaras de Caraguá encontraram nos festivais gastronômicos, uma forma de gerar renda com a venda de pratos típicos e valorizar a cultura de cada um. Depois do Festival do Camarão, da Tainha e do Caraguá a Gosto, a prefeitura de Caraguá realiza de 11 a 13 de dezembro o 8º Festival do Mexilhão.
A abertura oficial será dia 11 (sexta-feira), às 19h. No mesmo dia, às 19h30, haverá uma apresentação cultural, dos alunos das oficinas da Fundacc. Para encerrar a noite, a cantora Mara Amaral se apresenta às 21h, com o melhor da MPB.
No dia 12 (sábado), as atividades começam a partir das 12h, com apresentação do cantor Julie. Às 14h30, Zirinho anima os presentes com muito axé e MPB. O rock/blues fica por conta da banda Amplitude Valvulada, que se apresenta às 19h. Os shows encerram às 23h30, com a Banda Oficina.
A programação do dia 13 (domingo) reserva atrações como: Sintonia Samba Choro (12h); Sandra Santos – MPB (14h30); Simplicidade S.A – Pagode (19h); e Conexão Central – Pop Rock (21h30).
Além de muita música, todos os dias, os participantes poderão saborear diversas receitas a base do marisco, inclusive as mais tradicionais como o lambe-lambe, marisco a vinagrete e no bafo. A novidade esse ano é o marisco defumado, que estará para degustação na festa.

Para a criançada, haverá recreação infantil.

Caraguá abre concurso público para procuradores jurídicos

São cinco vagas destinadas a pessoas formadas em Direito

A prefeitura de Caraguá está com inscrições abertas até o dia 2 de dezembro (quarta-feira) para o concurso público que objetiva preencher cinco vagas para Procurador Jurídico I no quadro de funcionários efetivos. O edital já foi publicado nessa semana na mídia local e está disponível para consulta no site oficial do município (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e da Integri Brasil (http://www.integribrasil.com.br), empresa responsável pela aplicação da prova.
O requisito básico para o cargo é ter ensino superior completo em Direito com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O edital prevê jornada semanal de 20 horas, sujeita a alteração por legislação ou conveniência da administração pública, limitando-se a 40 horas semanais. O salário base é de R$ 1.988,02.
As inscrições são somente presenciais e devem ser feitas no Paço Municipal, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Os candidatos devem levar cópia do documento de identidade com foto, preencher o requerimento e a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80 no setor de tesouraria da prefeitura.
A prova escrita está prevista para o dia 20 de dezembro (domingo). Os locais serão divulgados até cinco dias antes da data de sua realização.

Serviço
Concurso Público
Cargo: Procurador Jurídico I
Vagas: Cinco
Inscrições: até dia 2 de dezembro (quadrta-feira) no Paço Municipal
Endereço: Rua Luis Passos Júnior, nº 50, Centro
Telefone: (12) 3897-8100

Agita Caraguá reúne mais de 1 mil pessoas

Programa tem a meta de diminuir o sedentarismo da população

A manhã desse sábado (28) foi movimentada. Mais de 1 mil pessoas participaram do Agita Caraguá, na praça Tom Ferreira. O evento teve o objetivo de aumentar o nível da atividade física da população e o conhecimento dos benefícios de uma atividade física ativa.
Várias atividades foram realizadas. As antigas brincadeiras infantis como: pular corda; cabo de guerra; cama elástica; e bambolês animaram a criançada. Teve também futebol de areia, voleibol, jogos de tênis, skate, basquete e apresentações de dança.
Para quem quis mudar o visual, teve corte de cabelo, manicure e também aferição arterial.
O Agita Caraguá é o resultado de um convênio entre a secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas

Campanha de câncer de pele será neste sábado (05)

Neste sábado (05) acontece a Campanha Nacional do Câncer de Pele. O programa tem o objetivo de realizar uma avaliação dermatológica para verificar qualquer suspeita de lesão, tumor ou dermatose. A ação será realizada na UBS Centro, Tinga e Porto Novo, das 9h às 16h.
Qualquer pessoa pode participar da campanha. Para facilitar o exame é recomendado ir com roupas leves e, se possível, de chinelo ou sandália.
Caso o diagnóstico indique tumor, uma cirurgia será agendada na hora; suspeita de câncer, o paciente será encaminhado para biopsia; e dermatose outra consulta será marcada com um médico especialista. A dermatologista Maria Inês Pulitini Bortoliero pede que as pessoas fiquem atentas às datas que forem marcadas as consultas, exames e cirurgias.

Super Verão divulga atrações para a temporada 2009-2010

Shows musicais e pista de patinação no gelo recheiam programação

A estação mais quente do ano promete agitar turistas e moradores que desejam curtir as atrações programadas para o Super Verão Caraguá. A estrutura montada na Avenida da Praia terá praça de alimentação, arena de vôlei de praia, futebol de areia, pista de patinação no gelo, simuladores de velocidade e os shows já confirmados de Jammil e Uma Noites, Banda Eva, César Menotti e Fabiano, Victor e Léo e Latino.

Na tarde dessa segunda-feira (30), profissionais da imprensa estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e Industrial de Caraguá para uma entrevista coletiva com o organizador do evento, Wagner Blásio, e funcionários da Midia & Art, empresa responsável pela assessoria de imprensa do Super Verão. Foram expostas as novidades e atrações da terceira edição do evento que conta com parceria das secretarias municipais de Turismo e Esportes, além da Fundacc.

De acordo com Blásio, o objetivo do Super Verão é disponibilizar aos visitantes uma área de entretenimento e que os shows sejam apenas o complemento da festa. “O apoio da prefeitura de Caraguá é fundamental e está muito forte para esta edição. É um evento que cresce a cada ano”, destacou o organizador.

A arena terá 17 saídas de emergência e segurança com mais de 100 homens dentro do evento, além de um posto das Polícias Civil e Militar, Brigada de Incêndio e um Posto Médico com UTI Móvel. A área para shows tem capacidade para 10 mil pessoas. Outras informações no site oficial do evento: www.superverao.com.br

Programação de shows (grade sujeita a alterações)
26/12 – Família Lima
27/12 – Planta e Raiz
28/12 – Grupo Pixote
29/12 – Jammil e Uma Noites
30/12 – Strike/Restart
31/12 – Réveillon (show a confirmar)
01/01 – João Neto e Frederico
02/01 – Sorriso Maroto/Revelação
03/01 – Chimaruts/Papas na Língua
07/01 – Hugo Pena e Gabriel
08/01 – Banda Eva
09/01 – Cupim na Mesa/Jeito Moleque
15/01 – César Menotti e Fabiano
17/01 – Victor e Léo
22/01 – Natiruts
23/01 – Fernando e Sorocaba
24/01 – Latino
29/01 – Alexandre Peixe/Maria Cecília e Rodolfo
02/02 – Pique Novo
06/02 – Belo
Shows com abertura dos portões prevista para às 20h30

Dersa implanta novo sistema de hora marcada nas balsas do litoral norte

A partir desta terça-feira (01/12), o serviço de hora marcada nas
travessias da Dersa contará com mais uma opção para o usuário: o acesso
pela Internet com débito em cartão de crédito.
O novo sistema será válido nas seis linhas operadas pela empresa com
travessia de veículos: São Sebastião/Ilhabela; Santos/Guarujá,
Guarujá/Bertioga;Iguape/Juréia;Cananéia/IlhaComprida e
Cananéia/Continente.

Vantagens

Com a Internet, além de passar a dispor de serviço 24 horas, outra
vantagem para o usuário é a de poder pagar a tarifa no vencimento da
fatura de seu cartão.
Também será possível fazer a reserva usando cartão de crédito por meio
dos telefones (13) 3358-2743/3088/2277.
A alternativa atual, de reserva via fone para pagamento em dinheiro no
momento do embarque, permanecerá válida durante a implantação total do
novo sistema.
O horário de atendimento por telefone é das 8h às 20h.

Sistema

Fazer a reserva da hora marcada pela Internet é simples: o usuário
deverá acessar o site da Dersa clicar no ícone travessias / hora marcada e abrir a página onde estão todas as
explicações para usar o sistema.
O agendamento das viagens continuará sendo feito com antecedência de no
mínimo 24 horas e máximo de 30 dias. O atendimento por telefone está
disponível diariamente das 7 às 24 horas.

Internauta reclama de vazamento de água no bairro Canto do Mar, em São Sebastião

Um internauta entrou em contato com o VNews nesta segunda-feira (30), para fazer uma reclamação sobre um vazamento de água no bairro Canto do Mar, em São Sebastião.
Segundo ele, o problema vem acontecendo desde o último dia 26 de novembro, na Rua Pérseis, próximo à Avenida Netuno. Moradores do bairro entraram em contato com a Sabesp, mas não obtiveram resposta.

Posição da Sabesp

De acordo com a Sabesp, os pedidos de manutenção e conserto de vazamentos em vários bairros da cidade, como Enseada, Jaraguá e Canto do Mar serão feitos no prazo máximo de uma semana.
Ainda segundo a companhia, a ação que se inicia no dia 3 de dezembro. Pretende evitar baixa pressão de água durante a temporada.
Em relação ao problema do bairro Canto do Mar, a Sabesp informa que antes desta quinta-feira (3/12), os técnicos irão no local para realizar o reparo.

Apostas para Mega-Sena da virada começam nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (30), começam as apostas para a Mega Sena da virada. A expectativa é de que o prêmio comece com R$ 85 milhões, o maior já pago pelas loterias federais.

A novidade deste prêmio é que se ninguém acertar os seis números sorteados a bolada será dividida entre os acertadores de cinco números. As apostas podem ser feitas em qualquer casa lotérica. O sorteio será no dia 31 de dezembro.

Caraguá abre concurso público para procuradores jurídicos

São cinco vagas destinadas a pessoas formadas em Direito

A prefeitura de Caraguá está com inscrições abertas até o dia 2 de dezembro (quarta-feira) para o concurso público que objetiva preencher cinco vagas para Procurador Jurídico I no quadro de funcionários efetivos. O edital já foi publicado nessa semana na mídia local e está disponível para consulta no site oficial do município (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e da Integri Brasil (http://www.integribrasil.com.br), empresa responsável pela aplicação da prova.
O requisito básico para o cargo é ter ensino superior completo em Direito com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O edital prevê jornada semanal de 20 horas, sujeita a alteração por legislação ou conveniência da administração pública, limitando-se a 40 horas semanais. O salário base é de R$ 1.988,02.
As inscrições são somente presenciais e devem ser feitas no Paço Municipal, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Os candidatos devem levar cópia do documento de identidade com foto, preencher o requerimento e a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80 no setor de tesouraria da prefeitura.
A prova escrita está prevista para o dia 20 de dezembro (domingo). Os locais serão divulgados até cinco dias antes da data de sua realização.
Serviço
Concurso Público
Cargo: Procurador Jurídico I
Vagas: Cinco
Inscrições: até dia 2 de dezembro (quadrta-feira) no Paço Municipal
Endereço: Rua Luis Passos Júnior, nº 50, Centro
Telefone: (12) 3897-8100

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Público comparece e discute Orçamento 2010

Depois de uma intensa cobrança por parte dos Meios de Comunicação e da Câmara Municipal de Caraguatatuba, o público resolveu comparecer a sede do Legislativo para a Audiência Pública em torno da discussão do Orçamento 2010, que transcorreu com normalidade nesta quinta-feira – 26 de novembro, às 16h30 no plenário Benedito Zacarias Arouca. Várias solicitações foram feitas ao Executivo por intermédio do Legislativo.
O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Omar Kazon (PR), abriu e presidiu o evento, que durou cerca de 45 minutos e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas de vários segmentos da Sociedade Civil Organizada. Pela Prefeitura o Secretário de Planejamento ou o funcionário destacado para tirar dúvidas dos Vereadores e da população não compareceu, sendo representado desta vez pelo servidor Fernando Braga. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também se fez presente através do advogado Paulo Conceição.
Quanto aos pedidos, os participantes fizeram solicitações e questionamentos de melhorias, obras, investimentos e desenvolvimento de seus bairros e comunidades, o que obrigou o assessor Fernando Braga a fazer um esclarecimento sobre a peça Orçamentária que estima a receita e a despesa da Prefeitura para o próximo ano.
Braga argumentou que as Secretarias tem apenas números e valores quanto a obras, não especificando se determinado bairro terá ruas pavimentadas ou iluminadas, rede de esgoto, Centro Comunitário ou Escola de Ensino Fundamental.
Seguido o trâmite das Audiências Públicas, o Projeto do Orçamento vai a plenário para votação dos Vereadores em 2 turnos com Sessão diferenciada.

Vereadores reclamam do excesso de Vetos

Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba reclamaram nesta terça-feira – 24 de Novembro, do excesso de Vetos emitidos pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva e que foram votados durante a 39ª Sessão Ordinária semanal. Dos 19 (dezenove) Projetos apresentados, 18 (dezoito) deles são Vetos Totais enviados pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Os Vetos Totais fazem parte dos Projetos de Lei aprovados nas últimas semanas pelos Vereadores, durante as respectivas Sessões Ordinárias semanais. Por não concordar com o teor das proposituras, a lei manda que o Prefeito ofereça o Veto, que pode ser parcial ou total, para apreciação dos Vereadores.
Os Vereadores reclamaram que os Vetos foram produzidos sem critério, apenas pelo desejo de Vetar, pois muitas proposituras apresentadas pelos Vereadores não ofereciam despesa, são autorizativos e não fugiam da competência estabelecida ao Parlamentar.
Um Veto pode ser mantido ou rejeitado. Para ser Rejeitado são necessários os Votos da Maioria Absoluta dos Vereadores, no caso 6 (seis) Votos, ou, a metade 5 (cinco) mais 1 (um). Caso não se consiga esta votação para a rejeição, o Veto – Total ou Parcial, está mantido. No caso dos Vetos Rejeitados a Lei em questão será publicada com a Sanção do Presidente da Câmara.
Os 18 Vetos Totais pertencem aos seguintes Vereadores: 6 do Vereador Omar Kazon (PR), atual Presidente do Legislativo; 5 do Vereador Aurimar Mansano (PTB); 2 do Vereador Pedro Ivo (DEM) e 1 dos Vereadores Baduca Filho e Wilson Gobetti, ambos do PDT, das Vereadoras Vilma do Posto (PSDB), Profª Silmara (DEM) e do Vereador Lobinho (PSDB)..
Ao final os Vereadores aprovaram Projeto em Regime de Urgência de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) que complementa o Pró-Labore dos Policiais Militares que serão pagos a partir de 2010, mantiveram 14 Vetos Totais, Rejeitaram outros 4 e o único projeto de votação e discussão única foi retirado por tempo indeterminado.
Do Vereador Kazon foram mantidos os Vetos sobre as proposituras que versam sobre alimentação especial para alunos com Diabetes, sobre a criação do Centro de Atendimento Público para legalização de Moradores no Município, sobre a destinação de resíduos e materiais retirados de vias públicas e que autoriza o Executivo a criar sistema de identificação das vilas e jardins nos bairros. Foram rejeitados os Vetos sobre a reserva de imóveis para portadores de necessidades especiais e o parcelamento do ITBI – o Inter-Vivos..
Da parte do Vereador Aurimar Mansano os Vetos mantidos dizem respeito ao Programa de Orientação aos portadores de Obesidade Mórbida, aos Pólos de Atendimento para portadores de Necessidades Especiais, aos portadores de traço falciforme e sobre a oficialização das Feiras Municipais de Arte e Artesanato. O Veto sobre a fixação da placa do DPVAT foi rejeitada.
O Vereador Pedro Ivo teve 2 Vetos mantidos, que tratam da captação de Energia Solar nas Casas Populares e da implantação da Ginástica Laboral nos órgãos da administração.
No restante foram mantidos os Projetos Vetados de Wilson Gobetti sobre o trânsito de caminhões de transbordo de lixo; do Vereador Lobinho sobre a licença aos comércios de pequeno porte; do Vereador Baduca Filho sobre autorização para doação de terreno e da Vereadora Vilma denominando de Rogério Silva Pinto uma praça no Travessão. Veto da Vereadora Profª Silmara sobre os banheiros químicos foi rejeitado.
O único projeto para discussão e votação única, com a autoria do Vereador Baduca Filho (PDT) que altera a Lei de Zoneamento acrescentando Categoria de Uso no bairro da Casa Branca foi retirado por tempo indeterminado a pedido do autor.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 16 Projetos de Lei, além de um documento diverso. Foram votados e aprovados 33 Requerimentos e lidos durante o intervalo 38 Indicações. Não houve votação de Moções.

Os cuidados com as crianças na praia

Água no umbigo, sinal de perigo

O verão e as férias estão aí, é tempo de diversão. Mas os pais devem redobrar os cuidados com as crianças, na hora de aproveitar a praia. Para diminuir os riscos, a prefeitura de Caraguá irá contratar 30 guarda-vidas temporários para orientar a população na prevenção de acidentes e vigiá-los para que estejam em segurança..
As praias apropriadas para as crianças em Caraguá, por não serem de tombo e pelo mar ser calmo são: Prainha; Martin de Sá (próximo ao rio); Mococa; Cocanha; e Tabatinga. O Corpo de Bombeiros alerta que, todas tem seus riscos, por isso o banhista deve sempre tomar os devidos cuidados.
O lema que os guarda-vidas repassam aos banhistas é “Água no Umbigo, Sinal de Perigo”. Isso também vale para os adultos. O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Rapacci, informa que os pais nunca devem deixar os filhos sozinhos. Para evitar que eles se percam, os guarda-vidas vão distribuir pulseiras, que irão ajudar na localização.
O responsável que perceber que perdeu a criança de vista deve procurar o guarda-vidas e passar a maior quantidade de informações, como: idade, altura, características, roupas e, para quem a encontrar perdida, procurar o posto de atendimento dos Bombeiros.
As crianças também não devem usar bóias, pranchas ou espaguetes. “Por mais que pareçam ajudar, os acessórios aumentam os riscos de acidentes e dificultam o trabalho do profissional, caso seja necessário o socorro”, afirma o tenente.
A correnteza pode mudar de repente. Quando isso acontece, a tendência é que o banhista seja puxado para o fundo. “Nesse caso, deve sempre manter a calma e nadar paralelamente à costa, até conseguir ajuda de alguém próximo ou pedir socorro aos guarda-vidas”, explica.
Os guarda-vidas atuam há mais de 20 anos, em 283 praias do litoral paulista. Já realizaram cerca de 40 mil salvamentos. No litoral são aproximadamente 800 por ano.

Serviço
Corpo de Bombeiros
Telefone: 193

Mexilhão defumado enriquece comércio caiçara

Uma nova forma de geração de renda foi apresentada esse ano aos maricultores de Caraguá. O projeto “Mexilhão Defumado” foi elaborado pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans) para ajudar as famílias caiçaras, que na baixa temporada tem prejuízo com a diminuição da venda do marisco in natura.
O mexilhão defumado, além de colaborar com a renda dos caiçaras, também servirá para a produção de pratos diferenciados. “O in natura tem validade de um dia, já o defumado por receber o processo de desidratação, pode durar cerca de quatro meses. A ideia é que inicialmente o produto esteja exposto apenas para degustação”, diz a nutricionista do Cresans, Aline Roberta Garcia de Souza.
A nutricionista explica que o Cresans irá capacitar os maricultores e suas famílias e apresentar as técnicas de: processamento do mexilhão; processo de defumação com o uso de equipamentos específicos; e conservação e armazenamento necessário do produto.
O projeto irá estimular e ampliar a participação do maricultor nas atividades sociais sustentáveis. “A qualificação profissional na área e o aumento do consumo, devem melhorar a qualidade de vida e a condição socioeconômica dos trabalhadores”, conclui Aline.
Como tudo começou
O cultivo dos mexilhões iniciou em 1989 como uma alternativa rentável para as famílias dos pescadores, cuja atividade entrou em declínio em função da modernização da frota pesqueira, que é capaz de localizar cardumes antes que esses alcancem a costa, e o esgotamento das espécies nativas do mar.
Hoje, 15 criadores cultivam mexilhões nas “fazendas marinhas” instaladas na praia da Cocanha, ocupando uma área de cerca de dois mil metros quadrados.
Festival valoriza cultura caiçara
O cultivo de mexilhões também se tornou atração turística em Caraguá. O Festival do Mexilhão é realizado todo mês de dezembro. Atrai além da população local, pessoas que querem conhecer ou saborear os pratos preparados. Esse ano o evento será de 11 a 13 de dezembro, na praia da Cocanha.

Agita Caraguá acontece neste sábado (28)

Programa tem o objetivo de diminuir o sedentarismo da população
Aumentar o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa. Esses são os objetivos do Agita Caraguá, que acontece neste sábado (28) na praça Tom Ferreira (praça do skate), a partir das 9h.
Haverá concentração, às 8h30, em três locais: escola Thomaz Ribeiro de Lima; avenida da praia (próximo ao antigo parque aquático) e na pista de pouso do voo livre. Todos podem participar.
As atividades iniciam com a caminhada até a praça Tom Ferreira. No local serão realizadas brincadeiras infantis (pular corda, cabo de guerra, cama elástica e bambolê), práticas esportivas (futvôlei, vôlei, basquete, futebol de areia e ginástica), apresentações de dança e capoeira.
Durante o evento será assinada pela secretaria municipal de Saúde uma carta de compromisso. No documento, o município assume a responsabilidade de aumentar a prática de atividade física da população, para incentivar um estilo de vida mais saudável.
O Agita Caraguá é o resultado de um convênio entre a secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.
Serviço
Escola Thomaz Ribeiro de Lima
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 757 – Centro
Telefone: 3882-2241

Massaguaçu ganha novo prédio para Escola Estadual

Convênio foi formalizado entre prefeitura e o governo do Estado

Foi assinado nesta quarta-feira (25) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o convênio entre a prefeitura de Caraguá e o governo do Estado para construção de um novo prédio para a Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, no bairro Massaguaçu.
Participou do evento o prefeito Antonio Carlos, o governador do Estado, José Serra, o secretário de Educação, Paulo Renato Souza e o presidente do Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fábio Bonini. Convidado pelo governador de São Paulo, Antonio Carlos representou todos os prefeitos do Estado na composição da mesa.
O convênio integra o Programa de Ação Cooperativa Estado-Município para Construções Escolares, que conta com orçamento de quase R$ 90 milhões. Pela parceria estabelecida no convênio, o Estado fica responsável pelo repasse de recursos e a prefeitura de efetuar a obra. O prazo médio de execução é de nove meses.
A unidade do Massaguaçu vai contar com seis salas de aula, espaço de leitura, refeitório, cozinha, quadra coberta e sala para grêmio estudantil.

Aluguel de imóveis para a temporada no litoral norte está até 131% mais caro que em 2008

O aluguel de casas e apartamentos no litoral norte para o fim do ano está mais caro do que no ano passado. Segundo uma pesquisa dos corretores de imóveis da cidade, o maior aumento foi de 131% em apartamentos de dois dormitórios. Ou seja, o aluguel nesse fim de ano desse tipo de imóvel está com mais que o dobro do valor cobrado em 2008.
De acordo com a delegada do Creci em Caraguatatuba, Herbene de Moura, para os imóveis já reservados, o aumento gira em torno de 25% a 40% de aumento. O motivo, segundo ela, é devido à pouca oferta de imóveis desse tipo e à alta procura anual para os trabalhadores da Petrobrás.
No geral, ainda há casas para no máximo 10 pessoas e a diária gira em torno de R$250 a R$300.
Recomendável que pesquise junto ao Creci a idoneidade do corretor e da imobiliária. Quanto antes procurar o Creci melhor. Ainda há tempo para negociar.

Lei do estacionamento grátis em shoppings é suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a lei que determinava a gratuidade do estacionamento em shoppings centers do Estado. Consumidores que foram aos centros de compra da região, hoje, conseguiram a isenção.
A lei, que entrou em vigor ontem (25), determinava que os consumidores que gastassem pelo menos 10 vezes o valor da taxa de estacionamento, ficariam livres da cobrança. Quem foi hoje aos shoppings da região aprovou a resolução.
“Pro consumidor que está entrando pra gastar, eu acho que é válido realmente, ele não pagar”, diz a comerciante Lucia da Silva.
“Acho que foi bem pensada, faz tempo que está para acontecer isso já”, diz Paulo Barbosa, analista de sistemas.
Mas a lei durou pouco mais de 24 horas. Apesar disso, quem fez compras hoje conseguiu o benefício.
A ação foi movida pela Associação Brasileira de shopping centers, alegando que a lei é inconstitucional, porque o assunto é competência do governo federal e não do Estado.
A decisão do Tribunal de Justiça suspende a lei até o julgamento final do processo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PARTICIPE DO NATAL DA CRIANÇA FELIZ



POSTOS DE ARRECADAÇÃO:

- RÁDIO INTEGRAÇÃO FM 104.9 - SHOPPING CENTRAL - 2º PISO
- PADARIA SHOPPING DO PÃO NO BAIRRO DO TINGA - APOIO DO SANDRO.
- MULTILOJA - RUA SÃO BENEDITO, 163 - CENTRO - APOIO DO CLAUDINHO.
- SUILA MODAS FASHION - TINGA
- ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS - JARDIM JAQUEIRA
- ALUMAR EMBALAGENS - CENTRO
- MAGAZINE LUÍZA - CENTRO
- ASSOCIAÇÃO DOS QUIOSQUEIROS - SHOPPING CENTRAL
- DITRAN - Divisão de Trânsito de Caraguatatuba - centro
- FÓRUM - bairro do Sumaré

ENTRE NO SITE DA NICE


NICE CALÇADOS: A MAIOR REDE DE CALÇADOS DO LITORAL NORTE.
Confira o site: www.nicecalcados.com.br e veja todas as novidades da estação, são: dicas de moda, fotos dos eventos da cidade, promoções, coleções das marcas mais conhecidas da estação.
www.nicecalcados.com.br
Saiba de todas as novidades acessando o site.
Nice Calçados a moda passo à passo com você.

Trânsito em novo endereço

A secretaria de Trânsito de Caraguá está funcionando na avenida Arthur Costa Filho, 457 (onde era o antigo Ciretran).. Os interessados em protocolar recursos das multas aplicadas pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito podem se dirigir ao novo endereço, das 9h às 16h30.

O Ciretran funciona atualmente ao lado da Delegacia de Polícia, na avenida Maranhão, 341, Jardim Primavera.

Anote o telefone do Cremi

O Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi) está com telefone para atender dúvidas e solicitações. O número é 3882-5441.

Neste espaço são realizadas diversas atividades que atendem ao público idoso, como dança, oficinas e jogos de tabuleiro e mesa.

O Cremi fica na Rodovia Rio-Santos, 30, bairro Jardim Jaqueira (próximo à rodoviária). O atendimento é das 8h às 17h30.

Esculturas de areia prometem emocionar a cidade durante o Natal

Árvore de 10 metros completa o espírito natalino

Para celebrar e comemorar a chegada do menino Jesus, está sendo confeccionado na Praça do Caiçara, no centro, um presépio de areia com esculturas de aproximadamente dois metros de altura cada. A data prevista de término das peças é no dia 5 de dezembro, junto com a chegada do Papai Noel.
Pela primeira vez na cidade, as estátuas são feitas da combinação de areia do rio e cimento, o que proporciona maior firmeza e faz com que a peça dure cerca de seis meses, sob sol e chuva.
Quem trouxe essa novidade para o município foi o artesão Nivaldo Julião de Moura, natural de Caraguá, que conheceu essa técnica por meio de seu colega Ronaldo Lopes, de Itanhaém. Juntos eles produzem um trabalho que deve ser um dos maiores pontos turísticos da cidade nesse verão, e que consideram uma arte caiçara.
Para completar o espírito natalino em Caraguá, na entrada da cidade (na rotatória da rodoviária), será instalada uma árvore com 10 metros de altura, iluminada com leds azuis. Os trevos do bairro Poiares, Camaroeiro e Massaguaçú também terão a sua árvore, com oito metros de altura, decoradas com lâmpadas brancas.
No MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) foi montado um cartão de Natal com nove metros de altura, com a mensagem de Natal pela Paz. Na praça Cândido Mota, esculturas de anjos em diversos materiais como arame, tecidos e enfeites, recobertos com microlâmpadas, deixam a cidade mais iluminada.
A avenida da praia ganhará enfeites nos formatos de sino, Papai Noel e anjos que serão instalados nos postes de iluminação. E para recepcionar as crianças que se comportaram com educação durante o ano, o Bom Velhinho irá recebê-las até o dia 24 de dezembro, na Praça do Caiçara, das 16h às 22h, recolhendo cartinhas e distribuindo balas e guloseimas.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Palestras marcam Dia Internacional de Combate ao Câncer

Eventos serão promovidos em três escolas de Caraguá

A Associação de Combate ao Câncer de Caraguá (ACCC) realiza nesta semana três palestras nas escolas do município. A ideia é divulgar e comemorar o “Dia Internacional de Combate ao Câncer”, lembrado no dia 27 de novembro (sexta-feira).
Confira a programação de palestras abertas ao público preparadas por especialistas que serão desenvolvidas nos bairros de Caraguá:
• Dia 24/11, às 19h – EE. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva)
Palestrante: Enfermeira Durvalina Valente do Nascimento
Tema: Prevenção do Câncer
• Dia 25/11, às 19h – EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz (Martin de Sá)
Palestrante: Dr. Flávio José Evangelista de Oliveira e Dra. Maria Aparecida de Assis Siqueira
Tema: Câncer de Boca.
• Dia 26/11, às 19h – EMEI Professor Ricardo Lucke Sammarco Serra (Praia das Palmeiras)
Palestrante: Maria Fernanda Langlada (psicóloga)
Tema: Alerta e cuidados para prevenir o Câncer.

8º Festival das APAEs reúne nove cidades em Caraguá

O 8º Festival das APAEs 2009 será realizado em Caraguá de 25 a 27 de novembro. A abertura será nesta quarta-feira (25), às 10h no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.
O evento esportivo contará com as modalidades: tênis de mesa, atletismo e futsal, nas categorias B (de 13 a 15 anos), C (a partir de 16 anos), D (para portadores de Síndrome de Down e cadeirantes).
A secretaria municipal de Esportes e Recreação é responsável pela arbitragem; professores e alojamento para os atletas.
Também participam do festival os municípios de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Jacareí, Aparecida, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Arujá.

Taubaté regulariza perueiro

A prefeitura publicou no último sábado o decreto que regulamenta a atividade dos perueiros em Taubaté. A legislação reforça a obrigatoriedade da cobrança da tarifa de R$ 2,40, que é descartada pela categoria.
O decreto 12.038 tem o objetivo de estabelecer as diretrizes do transporte complementar na cidade e contém o detalhamento da atividade, como o tipo de carro que deve ser utilizado (com capacidade para até 15 passageiros), o horário e linhas de operação (de acordo com determinação municipal) e o valor cobrado (deverá seguir decreto da prefeitura).
Com a regulamentação, a necessidade de equiparar o preço da passagem entre vans e ônibus de Taubaté foi reforçada. Um dos artigos diz que o valor deve ser orientado por decreto do município.
Contudo, desde o último dia 15, quando foi concedido o reajuste de 20% no valor da tarifa, que passou de R$ 2 para R$ 2,40, os perueiros mantém o custo antigo do serviço (R$ 2).
A categoria defende que o valor abaixo do cobrado pela empresa que opera os ônibus em Taubaté, a ABC Transportes, é necessário para que o serviço de vans possa atrair clientes.
O grupo acredita que a publicação do decreto de regulamentação da atividade foi uma forma de pressão para que as vans adotem a tarifa reajustada. "É uma pressão sobre nós, mas, por enquanto vamos manter R$ 2", disse uma das representantes do Tctau, Silvana Fontes.
Os perueiros querem que o prefeito Roberto Peixoto (PMDB) permita a manutenção dos R$ 2, como uma espécie de promoção. A categoria já ingressou com um pedido na prefeitura e aguarda um posicionamento.
O diretor do departamento de trânsito, Carlos Eugênio Monteclaro César Júnior, disse que seria possível analisar o valor reduzido se a categoria apresentasse uma planilha de custos. Contudo, o Tctau defende que a 'promoção' seria uma forma de retomar clientes e que não deveria depender desta apresentação.

Seis continuam internados

Seis pessoas que sofreram fraturas pelo corpo no desabamento do piso da estrutura do camarote do São José Folia continuam internadas em hospitais de São José dos Campos e São Paulo. Nenhuma tem previsão de alta médica. O acidente, alvo de investigação da Polícia Civil, deixou ao todo 60 feridos. O caso mais grave é o da advogada Simone Michelatto Laurino, 32 anos, que foi transferida anteontem do Hospital Municipal de São José, onde recebeu os primeiros socorros, para o Albert Einstein, na capital. De acordo com o HM, na queda, Simone teria quebrado a segunda vértebra da coluna lombar, o que a fez perder a estabilidade do quadril. A advogada passará por cirurgia amanhã no hospital paulista. "Estamos preocupados. Não sei exatamente como foi a queda dela, não consigo me lembrar direito. Está tudo muito confuso", afirmou Renato Laurino, 31 anos, irmão da vítima. Ele estava no camarote com Simone e alguns primos. No acidente, Laurino torceu o tornozelo. Gabriel Henrique Santos Ferreira, 23 anos, outra vítima do acidente, permanece internado no HM de São José. O estudante mora em Guarulhos e veio para São José especialmente para acompanhar o show da banda Chiclete com Banana. Ferreira teve pé e o tornozelo da perna esquerda fraturados na queda do camarote. Ele passou ontem por cirurgia e está em observação. "Na hora, meu pé virou. Os ossos estavam todos no lugar errado. Eu segurei minha perna para ninguém bater. Sentia muita dor", disse. Durante a recuperação, o estudante não poderá colocar o pé esquerdo no chão pelos próximos três meses e terá que fazer fisioterapia por pelo menos outros seis meses. "Para mim isso [organização da festa] foi mal feita. Já tinha ido em várias micaretas do Brasil inteiro. Acho que já fui em todas que teve, mas nunca passei por nada nem parecido", disse. Leia mais no noticiário regional

FONTE: VALEPARAIBANO

Apostador do Litoral Norte fatura prêmio da LotoFácil

É de Ubatuba um dos vencedores do concurso número 481 da LotoFácil, realizado nesta segunda-feira (23), em Dois Vizinhos, no Paraná. Ele e mais seis sortudos levaram para casa o valor de R$ 181.112,53.

Veja os números:

01 - 03 - 05 - 07 - 09 - 10 - 12 - 13 - 14 - 15 - 17 - 20 - 21 - 22 - 24

Sorte na região

E a sorte parece mesmo rondar a região neste ano. Em Taubaté, um apostador acertou na Mega-Sena e lucrou R$ 5 milhões. O bilhete premiado só foi encontrado no último dia para retirada do dinheiro. No dia 5 deste mês, um sortudo acertou, sozinho, as 20 dezenas da Lotomania e levou um prêmio de R$ 5.808.665,02
Em Guaratinguetá, outros três prêmios saíram neste ano. Na semana passada, um apostador acertou as cinco dezenas da Quina e faturou mais de R$ 412 mil, e outros dois ganhadores levaram prêmios R$ 3 milhões em uma das apostas e R$ 22 milhões em outra.
Em São José dos Campos mais dois sortudos. Um prêmio da Quina e na semana passada, a LotoFácil, que fez o ganhador desembolsar R$ 182.665,53. No litoral, a LotoFácil saiu para São Sebastião neste ano.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Micareta: engenheiro diz que esteve na montagem, mas foi embora antes de ficar pronta

Parte de um dos camarotes do São José Folia desabou no primeiro dia de show, já na madrugada de domingo (22). Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas. E em 15 dias, a perícia deve dizer o motivo da estrutura vir abaixo. Hoje(23), a equipe da Rede Vanguarda conseguiu conversar com o engenheiro responsável pela obra.
As imagens feitas por um folião mostram o momento em que a banda Chiclete com Banana parou o show por causa do acidente. As investigações começaram ainda de madrugada. "Precisa ver a questão do material, a questão da quantidade de pessoas que poderia suportar por metro quadrado do material. Então, realmente é um exame mais complexo", diz o delegado Paulo Sergio Barbosa.
Hoje, os funcionários desmontavam a estrutura. Numa obra como essa, os bombeiros são responsáveis por uma vistoria. Eles verificam os documentos que certificam a segurança da montagem e analisam equipamentos. "Ao Corpo de Bombeiros cabe a verificação dos equipamentos de combate a incêndio e brigada, tais como extintores, iluminação de emergência e saídas de emergência", explica o capitão Luiz Alves.
Mas a responsabilidade pela estrutura da obra é do engenheiro que assina o laudo, chamado ART, anotação de responsabilidade técnica. Segundo especialistas, o processo deve ser todo acompanhado de perto. Como é uma estrutura feita a curto prazo, há riscos.
"Primeiro risco é ter uma sobrecarga, ou seja, excesso de pessoas. O segundo risco seria o choque de veículo numa estrutura dessa. E o terceiro risco seria uma deficiência de montagem ou material", diz o engenheiro Ricardo Yazigi, ouvido pela reportagem para explicar possíveis riscos.
O engenheiro José Vitório, responsável pela estrutura da micareta, é da cidade de José Bonifácio. Por telefone, ele disse que esteve na obra, mas foi embora antes que ela ficasse pronta. "Eu tenho que estar presente na obra só para conferir a montagem. Se está sendo montado certo ou não", diz o engenheiro José Vitório. A repórter Fernanda Cesaroni pergunta se ele esteve aqui. Ele responde: "Hã, hã. Estive aí na sexta-feira."
O circuito da micareta tinha camarotes numerados e outros três vip. O desabamento aconteceu no que estava ao lado da concentração dos trios.
A parte que cedeu era pequena, apenas sete metros quadrados, mas o camarote estava lotado. "Caiu tudo do nada, ninguém viu de onde veio nada", disse um dos foliões que se machucou.
Sessenta pessoas ficaram feridas. A maioria foi atendida em hospitais públicos da cidade. "Simplesmente ela soltou, caiu de lado e veio todo mundo ao chão", diz outro folião.
O engenheiro responsável pela obra também disse que não tem idéia do que possa ter acontecido e espera a conclusão do laudo. Quatro feridos ainda continuam internados. Deles, o caso mais grave é de uma mulher que teve lesão na coluna. Ela está internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde deve passar por uma cirurgia ainda essa semana.
As empresas que organizaram o evento informaram que seguiram todos os procedimentos e atenderam todas as normas de segurança exigidas pelas autoridades.

Sem barco e com caçadores, Parque Estadual enfrenta dificuldades na fiscalização

Com doze ilhas para serem fiscalizadas, o PEIB não tem uma embarcação. “A falta de equipamentos, especialmente de barco, é um dos nossos problemas.
Uma saída de barco custa R$ 800, no mínimo, e nem sempre é possível pegar ´carona´ nas embarcações, também alugadas, pela equipe de saúde da prefeitura. Nossas visitas às ilhas acontecem a cada quatro meses, mas já chegamos a ficar dois anos sem ir até Búzios”, conta a bióloga Carolina Bio Poletto, há dois anos e meio gestora do parque. Com mestrado em Ciências Ambientais (Unitau/Inpe), ela já trabalhou no Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN), e no Parque Estadual de Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba.
Carolina diz que outro problema são os caçadores. Há dois anos, durante uma fiscalização integrada com a Polícia Ambiental, três caçadores foram presos em flagrante após troca de tiros. Problema recorrente na região, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar já perdeu anos atrás um de seus guarda-parques, morto em confronto com palmiteiros.
No caso de Ilhabela, os caçadores são moradores locais e também visitantes, que caçam não só para comer, mas também para o tráfico de animais silvestres. Os animais mais visados são as aves e os macacos (prego e sagüi).
O problema se agravou desde 2000, quando saiu a Lei do Desarmamento. “Desarmados, nossos guarda-parques perderam poder e capacidade de ação no enfrentamento com caçadores armados”, afirma a gestora do parque. “Agora dependemos da Polícia Ambiental. A parceria existe, mas eles são poucos para atender a demanda que existe. Além disto, não possuem base em Ilhabela e se dividem para cuidar também de São Sebastião”, diz ela.
Questionada sobre estas dificuldades, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente disse que “a Polícia Ambiental possui seis barcos para fiscalizar as Áreas de Proteção Marinhas (APAS) do Litoral Paulista desde sua criação, em outubro de 2008. A região de Ilhabela integra estas áreas protegidas e conta com fiscalização destes barcos. Além disto, o Plano de Manejo do PEIB está em andamento e previsto para ser finalizado em 2011. A partir dele conseguiremos definir novos investimentos necessários à este parque”.

Perfil

Criado em 1977, o parque possui 27 mil hectares, abrange as doze ilhas do Arquipélago de Ilhabela, e abriga cinco de suas 17 comunidades isoladas. Estão fora dos limites do parque, mas no seu entorno, os moradores das praias localizadas na baía de Castelhanos e os do Bonete.
Seus limites estão na cota altimétrica de 200 m entre as Pontas das Canas e da Sela (norte e sul). Ao norte, entre Canas e Praia Mansa, o limite é a cota 100; assim como ao sul, entre a Sela e a praia de Indaiauba. Apenas na Ponta do Boi (entre as praias Indaiauba e Figueira), e nas onze ilhas restantes, o parque desce até a cota zero, ao nível do mar.
Hoje o PEIB possui 30 funcionários – doze servidores estaduais (Fundação e Instituto Florestal); treze terceirizados por meio de várias empresas (vigilância patrimonial, limpeza, monitoria e assessoria); e cinco emprestados pelo município. O parque possui um Conselho Consultivo, formado por 24 membros, metade poder público e metade sociedade civil. Atuante, este conselho se reúne mensalmente e trabalha com três Câmaras Técnicas: Estrada de Castelhanos, Comunidades Tradicionais e Ecoturismo.

Estrada de Castelhanos

Fechada para obras de emergência desde 14 de outubro e sem prazo para reabrir, a estrada de Castelhanos foi objeto até de protesto público dias após sua interdição.
Ela é usada pelos moradores da baía de Castelhanos que precisam se dirigir ao centro do município, e que hoje fazem o caminho a pé, por trilhas antigas, num percurso que dura de três a quatro horas. Também é utilizada por empresas que exploram o ecoturismo (os jipeiros); por turistas eventuais; e ainda pelos adeptos do turismo de aventura.
“Sua finalidade é permitir o trânsito dos moradores e turistas, mas a preservação ambiental é fundamental uma vez que ela cruza uma unidade de conservação”, diz a gestora do parque. Carolina reconhece que a estrada vem se tornando um atrativo turístico cada vez maior, mas diz acreditar que estes usos múltiplos sejam compatíveis com a preservação ambiental.
“Afinal, o turismo sustentável existe!”, garante.
“O conflito de interesses sempre existiu e é difícil de compatibilizar”, afirma, citando como uma das dificuldades a gestão tripartite – parque, prefeitura e DER. “Isto é trabalhoso, temos nos reunido toda semana, mas a relação está boa. Vamos evitar que as obras sejam feitas de qualquer jeito, como já aconteceu no passado. O difícil é fazer a comunidade e os jipeiros entenderem isto, pois nossos prazos são outros e temos que cumprir nossa finalidade maior, que é a preservação, pois estamos sujeitos à fiscalização do Ministério Público”, diz.
Desde agosto de 2008, quando foi criada a categoria da estrada-parque na legislação, ela é objeto de um projeto que vem sendo elaborado dentro do Conselho Consultivo. O primeiro resultado foi a portaria que regulamenta o uso da estrada, estabelecendo horários de tráfego e tipos de veículos autorizados. Os usuários comerciais também passaram a ser credenciados e foi estabelecido um controle sobre os visitantes. Também se estuda a possibilidade de limitar o número de veículos que poderão circular por dia, como forma de minimizar o impacto e os conflitos.
O projeto prevê ainda obras, a cargo do DER, para recuperação definitiva do leito da estrada, implantação de sistema de drenagem e correção de solo nos trechos onde a instabilidade é grande. Outras melhorias virão do programa estadual “Ecoturismo na Mata Atlântica”, convênio firmado em 2006 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai beneficiar seis parques paulistas. Por este convênio, a estrada-parque de Castelhanos receberá infraestrutura de apoio turístico, como mirantes, áreas de descanso e sinalização; além de recursos para melhorias nas seis trilhas já existentes e implantação de outras cinco trilhas em estudo.

Município recebe pela 1ª vez escala dos navios Grand Yoyager e Celebration

O município de Ilhabela terá neste sábado três escalas de navios de cruzeiro, dois deles pela primeira vez na cidade, o Grand Voyager e o Grand Celebration, e ainda o MSC Musica. O Grand Voyager é a grande novidade nas águas brasileiras. Mais parece um hotel flutuante, com capacidade para 836 passageiros, 360 tripulantes e 418 cabines, o navio oferece conforto e sofisticação para uma viagem ainda mais agradável.
Já o Grand Celebration tem capacidade de receber 1896 passageiros e 620 tripulantes. Ambos são de bandeira italiana e pertencem à companhia Ibero Cruzeiros. A chegada do Voyager e Celebration está prevista para 8h deste sábado, enquanto que o MSC Música deve fundear no arquipélago por volta das 10h. Com a parada destes três navios no sábado, Ilhabela chegará a quinta de 144 escalas previstas para a temporada 2009-2010. O desembarque é feito pelo píer turístico, que passou por reforma.
A Prefeitura recuperou toda a estrutura e colocou novo piso, com investimento de R$ 995 mil, verba do Ministério do Turismo. O flutuante que fica junto ao píer da Vila também foi reformado. Na Vila, o turista tem acesso aos principais serviços, como os passeios turísticos, visitações ao centro histórico e lojas de artesanato

Prefeitura confirma Claudia Leite e Exaltasamba no Festival de Verão

Saulo Gil

A Secretaria de Turismo de Ubatuba confirmou, nesta quinta-feira, quatro shows que farão parte do Festival de Verão 2009/2010 do município. De acordo com o chefe da pasta, José Luiz Bittencourt Júnior, o evento será semelhante ao do ano passado, com a apresentação de diversos artistas renomados da música popular brasileira. No dia 30 de dezembro, o Festival começa com a presença da dupla “Fernando e Sorocaba”.
No dia primeiro de janeiro de 2010, será a vez de o “Exaltasamba” animar a entrada de ano dos ubatubenses e turistas presentes na alta temporada. Logo em seguida, no dia 2, o evento traz uma de suas principais atrações: Claudia Leite, cantora que teve um filho neste ano e retornou recentemente aos palcos.
Com uma arena capaz de acomodar até 10 mil pessoas, o evento ainda receberá a banda Inimigos da HP no dia 9 e deverá apresentar mais um grande show, reservado para o dia 17 de janeiro do ano que vem. O Festival de Verão 2009/2010 terá o apoio e cobertura da Band, o que cria expectativas ainda maiores por parte dos realizadores.
O secretário de Turismo, Bittencourt Jr espera uma frequência maior de turistas e moradores no evento que se aproxima. “No ano passado foi tudo muito em cima da hora e ainda tivemos uma discussão com a sociedade civil sobre a realização deste tipo de show em Ubatuba. Para se ter idéia, só começamos a buscar os artistas em novembro. Neste ano foi tudo diferente, o Festival foi mais bem programado e, consequentemente, terá um maior sucesso“, argumenta o secretário, ressaltando que na segunda edição de evento não serão cometidos alguns erros constatados no verão passado, como a proibição para menores, que causou tumulto no show do NX Zero.
O festival continuará acontecendo na Praça de Eventos de Ubatuba, localizada na Avenida Ipero ig, Centro da cidade. Os ingressos custam a partir de R$ 30, com exceção do show da cantora Cláudia Leite. Mais informações podem ser obtidas no site festivaldeveraoubatuba.com.br.

Homem morre após se afogar em Juquehy

São Sebastião – M.M.S., 38 anos, natural de Poá (SP), morreu no final da manhã de ontem, por volta das 10h, após se afogar na praia de Juquehy, localizada na Costa Sul da cidade. Além dele, a sobrinha, D.V.A., 26, também se afogou, mas conseguiu sobreviver.

O homem, assim como a jovem, foi socorrido por bombeiros do Salvamar Paulista e, depois de resgatado, foi encaminhado ao Posto de Saúde de Boiçucanga por uma ambulância da Prefeitura. A morte, segundo informações do Salvamar, ocorreu no meio do deslocamento até a unidade de saúde.

Enquanto a sobrinha era medicada, o corpo do tio foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. A forte correnteza seria o motivo dos afogamentos.

Campanha Voluntária arrecada 64 bolsas de sangue

Próxima coleta será no ano que vem

Nessa quinta-feira (19) aconteceu a 9ª etapa da Campanha Voluntária de Sangue. A ação foi realizada pelo Rotary Clube Poiares, em parceria com a prefeitura de Caraguá, no Colégio Dom Bosco. Dos 95 voluntários, 64 concluíram a doação.
A presidente do Rotary Poiares, Liriane Costa Bellato, explica que apesar da meta de 150 voluntários não ter sido alcançada, os doadores em menos de uma hora foram triados e doaram o sangue. “Priorizamos o principal objetivo: conseguir ter um fluxo rápido, para não deixar as pessoas esperando por muito tempo”, explica Liriane.
O doador Denis Cardoso da Silva, disse que a doação foi por iniciativa própria. “Completei 18 anos esse mês, então já aproveitei para contribuir com a campanha. Pretendo doar nas próximas vezes”, conclui Denis.
O sangue recolhido no município é encaminhado ao Hemonúcleo de Taubaté, banco de sangue referência do Litoral Norte. Caraguá possui um estoque básico que é abastecido pelo Hemonúcleo durante todo o ano.
Pela segunda vez na campanha, Regis Bitencourt, 25 anos, acha importante a doação, pois muitas pessoas necessitam do sangue colhido. “Já que sou doador universal, tenho que aproveitar a oportunidade e ser solidário com quem precisa”, disse.

Queda de camarote deixa 60 feridos em São José dos Campos. 5 pessoas continuam em observação

O que era pra ser um show musical se transformou em momentos de desespero, esse fim de semana, em São José dos Campos. Parte da estrutura de um camarote cedeu, durante uma micareta. 60 pessoas ficaram feridas.
O show que estava previsto para o domingo (22) acabou cancelado. O público foi avisado uma hora antes da abertura dos portões. O circuito da micareta tinha camarotes numerados e outros três vips. O desabamento aconteceu ao lado da concentração dos trios.
A parte que cedeu era pequena, apenas sete metros quadrados, mas o camarote estava lotado, com cerca de 300 foliões. A estrutura caiu durante a passagem do trio Chiclete com Banana, que se apresentava para 4 mil pessoas.

Vítimas

As vítimas foram socorridas por ambulâncias e bombeiros. Gente não só da região mas também de São Paulo e do Rio de Janeiro. A maioria foi atendida em hospitais públicos da cidade.
A vítima mais grave, teve ferimentos na coluna e foi encaminhada para o Hospital Albert Einstein, na capital, onde passará por cirurgia. Outras quatro permanecem em observação, em hospitais de São José, mas não correm riscos. Em menos de duas horas, 48 pessoas deram entrada nos hospitais municipais. Houve um plano de emergência para o atendimento na madrugada. Todos já foram liberados.
A produção da Rede Vanguarda localizou a empresa responsável pela estrutura do camarote que disse que irá auxiliar nas investigações das causas do incidente. Segundo a polícia, o laudo deve ser entregue em 15 dias.

Arrastão

Quem estava no local também denunciou um arrastão. Cerca de 30 pessoas registraram boletim de ocorrência na madrugada deste domingo (22) por furto ocorrido durante a micareta em São José dos Campos.
Segundo algumas vítimas, houve um arrastão no local e isso teria causado o desabamento do camarote, na versão delas. Mas para a polícia o arrastão e o desabamento são dois fatos distintos.
Durante a madrugada de domingo (22), 30 pessoas procuraram o plantão policial em São José dos Campos para registrar boletim de ocorrência de furto no show. Ninguém foi preso.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cptec prevê calor no feriado

Com previsão de sol e temperaturas elevadas no feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, o Litoral Norte espera receber pelo menos 235 mil turistas a partir de hoje. Nos três dias do feriado, são esperadas 100 mil pessoas em Ubatuba, 80 mil em São Sebastião e 40 mil turistas em Ilhabela. Caraguatatuba tem a menor previsão --15 mil visitantes até domingo. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), hoje, no Vale do Paraíba e Litoral Norte, os termômetros vão ultrapassar 30 graus. Há possibilidade de chuva forte no final do dia. Leia mais no noticiário regional

Tarifação telefônica terá mudanças em algumas cidades da região

A partir da meia-noite deste sábado (21), as chamadas telefônicas deixarão de ser cobradas como interurbanas entre alguns municípios.

Serão tarifadas como locais as ligações entre São Sebastião e Ilhabela, Caçapava, Jacareí e São José dos Campos.

Quem faz chamadas entre Vila Medeiros, em Caçapava, e o bairro Vila Velha Dois, em Taubaté, também será beneficiado.

Vai à praia no fim de semana? Confira a lista de praias impróprias

Quem segue para o Litoral Norte, deve ter o cuidado com as praias impróprias para o banho.

Elas estão sinalizadas com uma bandeira vermelha. Os dados são da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Nove praias estão impróprias.

Confira a lista das praias:

Ilhabela
Praia do Viana
São Sebastião
Porto Grande
Pontal da Cruz
Preta do Norte
Deserta
Caraguatatuba
Tabatinga
Ubatuba
Itaguá
Santa Rita
Perequê-mirim

Ambulantes devem se cadastrar para trabalhar durante a temporada em Caraguatatuba

As barraquinhas da praia faturam alto na temporada. A maioria tem o mesmo cardápio, mas cada uma promete a melhor receita. Só que na alta estação os ambulantes sempre disputam turistas com algusn visitantes indesejáveis: os vendedores clandestinos.
"No Reveillon que aparece muita gente de fora, né? Aí quer tomar o espaço da gente e fica difícil", diz o ambulante Jorge Luiz Ferreira.
Fiscais do município já estão de olho em quem está irregular. O objetivo é exigir a licença de um número limitado de trabalhadores da cidade para a segurança dos consumidores.
"Isso garante ao turista, digamos, se ele comeu algo estragado, pode dizer onde ele comeu. Nós temos cadastro na prefeitura", diz o coordenador de fiscalização, Mario Brito.
Caraguatatuba já tem 200 ambulantes cadastrados. As vagas que ainda restam para completar o limite permitido terão que ser regularizadas até o dia 30 de novembro. Mas a prefeitura adianta, nas praias mais movimentadas como a Martim de Sá, já não há espaço para novos ambulantes.
Os interessados no trabalho ambulante legal devem ir ao setor de protocolo da prefeitura levando: cópias simples de RG e CPF, atestado de antecedentes criminais e título de eleitor para comprovar que é residente na cidade há pelo menos dois anos. A taxa da licença é de R$148 para a venda com caixa de isopor e R$198 dependendo de como é feita a venda dos ambulantes.
"Dos irregulares é confiscada a mercadoria: roupas, vestimentas. Devolve mediante pagamento de uma multa. Na reincidência, não se devolve mais", diz Brito.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Campanha Voluntária de Sangue será hoje.

Objetivo é abastecer o estoque para a alta temporada

O Rotary Clube Poiares, em parceria com a prefeitura de Caraguá, promove hoje (20) a 9ª etapa da Campanha Voluntária de Sangue. O evento acontece a partir das 9h, no Colégio Dom Bosco.

A expectativa dos organizadores é atingir a meta de 150 bolsas coletadas. Na última etapa foram coletadas 120 unidades. Para diminuir o tempo de espera, as senhas serão entregues inicialmente às 9h, com o término previsto para às 11h.

O sangue recolhido no município é encaminhado ao Hemonúcleo de Taubaté, banco de sangue referência do Litoral Norte. Caraguá possui um estoque básico que é abastecido durante todo o ano pelo Hemonúcleo.

A coleta ocorre três vezes no ano: março, julho e novembro. “O que motivou a campanha agora no final do ano é a alta temporada”, explica a presidente do Rotary Poiares, Liriane Costa Bellato. “É importante contribuir com a Campanha nessa época, pois a demanda é três vezes maior do que o normal, conclui.

Para a presidente, o ideal é que todas as pessoas que comparecerem estejam aptas para doar. Na campanha anterior, dos 179 voluntários apenas 126 concluíram a doação.

Após a doação, é necessário evitar atividades físicas de esforço e ingerir muito líquido. O doador que faltar no serviço para participar da ação, terá a sua falta abonada com um atestado.

O Colégio Dom Bosco está localizado na rua Santos Dumond, 231 – centro.

Para doar é necessário:

-Ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 Kg;
-Estar em boas condições de saúde;
-Ter repousado no mínino seis horas na noite anterior à doação;
-É indispensável à apresentação de um documento de identidade ou equivalente com foto;
-Não é necessário jejum, porém antes de doar, evitar alimentos pesados, gordurosos e derivados do leite. Após o almoço, aguardar o período de quatro horas;
-Pessoas que tomaram vacinas deverão aguardar pelo menos 30 dias para doar;
-Tatuagens e piercings são impedidos para doação durante o período de 12 meses, ou seja, um ano.

Não poderão doar:

-Pessoas que contraíram doenças infectocontagiosas (doenças transmissíveis pelo sangue);
-Pessoas que fizeram uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
-Pessoas que fazem uso contínuo de medicações e /ou qualquer tipo de drogas;
-Mulheres grávidas ou em período pós parto até seis meses, ou amamentando;
-Pessoas que apresentam convulsões na idade adulta.

Projeto de transporte alternativo em Ilhabela gera polêmica na cidade

A possibilidade de Ilhabela ter um transporte alternativo está dando o que falar na cidade. Enquanto vereadores e população defendem o projeto de lei, o Sindicato da categoria teme demissões.
A população não parece satisfeita com o transporte público em Ilhabela.
"Você depender de um ônibus para ir ao hospital, você tem que descer na Barra Velha e ir andando uma boa distância até chegar no hospital. E o hospital é um lugar que deveria passar o ônibus", diz Ivonete Nascimento.
"Você vai, paga R$2,20. Daí da balsa até o sul, mais R$2,20. E para a volta a mesma coisa", diz outra moradora.
Para resolver o problema de quem mora nos extremos da ilha ou em regiões muito altas, onde os ônibus não chegam, os vereadores aprovaram um projeto de transporte alternativo. Por ele, 15 vans devem transportar passageiros sob o regime de permissão.
"Seriam casos específicos: Morro dos Mineiros, Jabaquara, no Sul da Ilha, no Borrifos, no Cipituba, simplesmente no lugar onde não é atendido pela Autoviação Ilhabela", diz o vereador Marcio Garcia de Souza.
Mas o Sindicato dos funcionários do transporte público teme demissões. "Se concretizar essa lei, se começar a ter vans, elas não vão fazer isso, elas vão concorrer com as empresas de ônibus aqui dentro", diz o presidente do sindicato, Francisco Ismael.
"A partir do momento que se faz uma lei, tem que ter fiscalização. E a lei é bem clara: são para aqueles pontos críticos onde as vans vão fizar ali fazendo este trajeto", diz o autor do projeto, Roberto Timbada.
Mesmo com a aprovação do legislativo, a prefeitura afirma que vai vetar o projeto. "Se for contrário à legalidade, a gente vai vetar o transporte alternativo. Eu acho que a gente pode melhorar hoje este processo que está aí, esse transporte que está aí, né? E é por isso, que a gente está pretendendo abrir agora, no final do ano e começo do ano que vem, novo processo licitatório. A atual empresa pode participar como outras que se interessarem", afirma o prefeito Toninho Colucci.
O prefeito de Ilhabela tem até o próximo dia 28 de novembro para devolver o projeto para a Câmara. Mesmo se a iniciativa for vetada pelo prefeito, os vereadores podem derrubar o veto e o presidente da Câmara promulgar e publicar a lei. Se isso acontecer a prefeitura pode entrar na Tribunal de Justiça, pois a lei orgânica do município diz que todo projeto de serviço público deve partir do executivo.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

QUARTA, 18 DE NOVEMBRO DE 2009.

# Dia de São Romão
# Fatos históricos: Fundação da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (1930)

ESPERO QUE VOCE TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA.
BOM DIA.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vereadores querem mais ônibus para “cadeirantes”

Mara Cirino

Se depender de Projeto de Lei 169 aprovado na Câmara de Caraguatatuba, todos os ônibus de transporte coletivo urbano deverão ser adaptados com elevadores para transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais. A iniciativa, do vereador Pedro Ivo de Sousa Tau (DEM), visa corrigir o que ele considera uma deficiência para as pessoas que dependem do serviço.
“A empresa ganhou para prestar um serviço, mas muitos munícipes deixam de ser beneficiados porque não têm condições de usar o transporte. Eu mesmo soube de um caso de um passageiro que esperou mais de duas horas no ponto de ônibus para conseguir chegar ao seu destino”, disse o vereador. Quem também cobrou melhorias foi o parlamentar Celso Pereira, do mesmo partido, que observou que os ônibus adaptados só passam em algumas localidades, excluídos outros usuários. “Temos cadeirantes de ponta a ponta do município e eles precisam de atendimento”.
Durante a discussão a respeito do projeto, a vereadora Vilma Teixeira, esclareceu que em conversa com a Praiamar, responsável pelo transporte de passageiros no município, foi informada que em 2010, todos os veículos adquiridos pela empresa serão adaptados. “Cobramos uma série de ações por parte da Praiamar e temos sido atendidos em nossas reivindicações”, disse.
Hoje, a frota atual da empresa é composta por 38 veículos que fazem 20 linhas, segundo informações do gerente geral da Praiamar, Carlos Eduardo Martins da Silva, e desse total, 15%, equivalente a 5, são adaptados. “A partir do próximo ano, os novos veículos adquiridos pela empresa também terão elevadores (plataformas) e devemos chegar a 20% da frota adaptada”.
Ele atentou ainda para o fato do projeto aprovado ser inconstitucional. “Nós já seguimos determinação do que diz a lei federal sobre Acessibilidade e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) com relação ao atendimento ao deficiente físico. Não podemos seguir uma legislação menor”, adiantou.
Ainda conforme o gerente geral, os veículos especiais trafegam nos bairros onde há solicitação. Alguns já servidos por esses veículos são Tabatinga, Jaraguá, Vapapesca, Jardim das Colônias, Tinga e Morro do Algodão. Os pedidos podem ser feitos pela prefeitura, familiares ou mesmo instituição que atenda o portador de necessidades especiais.
Como exemplo ele cita duas universitárias moradores no bairro Tinga, na região central, que estudam no bairro Martin de Sá, no outro lado da cidade. “No horário que elas vão ou retornam da faculdade, é quando o ônibus com plataforma passa pelo ponto”.
Segundo informações da Associação dos Portadores de Necessidade Especiais de Caraguá (Aponec), hoje há 20 cadeirantes cadastrados pela entidade, mas esse número ainda não representa o universo real do município porque o levantamento oficial não foi concluído.
Recentemente, a pedagoga da entidade, Maria Rosa Del Masso Rodrigues, usou a tribuna da Câmara, para cobrar mais iniciativa do Legislativo com relação ao atendimento aos deficientes. Ela relatou que não adianta ter só o veículo se o usuário não consegue chegar ao ônibus em função de uma calçada inadequada.
Para esse problema, a Secretaria de Urbanismo está prestes a concluir os estudos para a adequação da Lei de Acessibilidade no município. Entre algumas ações previstas, está a melhoria dos passeios públicos.


FONTE: IMPRENSA LIVRE

Casa de Saúde de Caraguá pode ser transformada em Hospital Regional

Mara Cirino

A Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, pode ser transformada no tão sonhado Hospital Regional reivindicado por prefeitos e agora vereadores do Litoral Norte, por meio da Frente Parlamentar (Frepap-LN).
A discussão foi levantada ontem, durante reunião dos integrantes da entidade com a diretora técnica da Direção Regional de Saúde, em Taubaté, Sandra Tutihashi. Outra possibilidade é a construção de um prédio novo, que pode ser feito em São Sebastião, na divisa com Caraguá.
A informação foi passada pelo presidente da Frepap-LN, vereador Valdir Veríssimo (PPS), que também preside da Câmara de Ilhabela. Com ele, também estiveram os vereadores José Mendes de Souza Neto, o Neto Bota (PSDB), diretor regional de Caraguá, Silvio Carlos de Oliveira Brandão (PPS), o Silvinho Brandão, de Ubatuba, e Ortiz Junior, coordenador de campanha do PSDB no Vale do Paraíba, que fez a intermediação do encontro.
Segundo Veríssimo, os investimentos feitos pela Secretaria de Saúde do Estado no hospital de Caraguá seria um dos motivos para se pensar em uma solução mais rápida para a implantação de uma unidade regional. “Foram mais de R$ 6 milhões com a ampliação da unidade que vai passar de 120 para 200 leitos, além da construção de uma UTI Neonatal com oito leitos, que deve ser inaugurada até o próximo ano”.
Essa sugestão, conforme o presidente da Frente, será levada ao secretário Luiz Roberto Barradas Barata. “Caso seja optado por uma construção, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, já ofereceu uma área na Costa Norte”, disse Veríssimo. O próximo passo será uma audiência a ser marcada com o secretário, com vias de definir o local e investimento.
“Esse comprometimento é uma vitória da Frente que vem trabalhando em busca do desenvolvimento e melhoria para Caraguá, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião”, acrescentou o presidente.

Mais investimentos

Ainda durante o encontro em Taubaté, os integrantes da Frepap foram informados pela diretora Sandra sobre os investimentos feitos no Litoral Norte. Além dos leitos em Caraguá, ela citou a construção de dois leitos semi-intensivo na Ilha, a implantação de um Centro de Referência em Neurocirurgia em São Sebastião, além de construção de UTI, com oito leitos, em Ubatuba.
São Sebastião deve receber ainda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto as outras cidades terão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cujo investimento inicial do Estado será de R$ 70 mil e depois repassados R$ 100 mil para manutenção.
Frepap adiamento
A reunião ordinária da Frepap que seria realizada amanhã à tarde, em Caraguá, será transferida para dezembro, em data a ser agendada. De acordo com o presidente da entidade, Valdir Veríssimo, o motivo foi uma solicitação do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, que não poderá comparecer pois representará o governador José Serra em um encontro a ser realizado em Milão (Itália).
“Ele nos pediu essa gentileza, pois quer participar da nossa última reunião ordinária do ano”, disse o presidente. Na pauta, discussões como a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela e o andamento das comissões setoriais da Frente Parlamentar.

FONTE:IMPRENSA LIVRE

Secretário garante execução de passarela sobre rio Juqueriquerê

O secretário de Transportes do Estado, Mauro Arce, garantiu ontem, em reunião realizada em Taubaté, que a construção da nova passarela sobre o rio Juqueriquerê, localizada no bairro Porto Novo, região sul de Caraguá, deve começar nos próximos dias.
Essa é uma antiga reivindicação dos moradores e usuários, além da Frente Parlamentar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, na pessoal do deputado estadual Mozart Russomanno, que fez a cobrança recentemente.
No local, deve ser feita uma passarela para a passagem dos pedestres e ciclistas, que hoje disputam espaço com caminhões, ônibus e outros veículos, em especial Duran te os horários de pico.
Mesmo com a obra licitação há mais de um ano e placa instalado no local informando o nome da empresa e o valor, cerca de R$ 1,1 milhão, as alegações dos órgãos públicos para a demora era a demanda da Sabesp e da Bandeirante e fazer a remoção de fios e tubulações para a execução do serviço que deve durar em torno de 13 meses após o seu início.
O presidente regional da Associação de Usuários de Transportes Coletivos, Rodoviários, Ferroviários, Metroviários e Aéreos do Estado de São Paulo (Abas), em Caraguá, Luiz Antonio Camargo, reclama da morosidade em resolver a pendência que já dura há mais de quatro anos (MC).

Desmentindo história de pedágios, Mauro Arce propõe municipalização da SP-55

Acácio Gomes

Especial de Taubaté - As obras previstas pelo Governo do Estado e que envolvem a região do Litoral Norte se tornaram o tema central das discussões da reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, realizada ontem na Câmara de Taubaté e que teve a presença do secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce.
Convocado a prestar contas de sua pasta, Mauro Arce chegou ao evento de helicóptero e não pôde ver de perto a situação das rodovias da região. De cara, ele fez questão de frisar que a SP-55, que corta três das quatro cidades do Litoral Norte, não terá a instalação da praça de pedágios.
Para justificar o recuo, o secretário estadual dos Transportes destacou que muitos bairros do Litoral Norte estão espalhados à margem da rodovia, que obrigaria até o pagamento de tarifas por parte de moradores e trabalhadores que necessitassem circular entre as cidades. “Não sei lá na frente, mas no governo Serra não terá pedágio. A SP-55 é uma avenida e tem efeito local. O dia de municipalizar esse trecho está muito próximo”, comentou.
Já em relação à obra viária entre Caraguatatuba e São Sebastião, o chamado contorno, Mauro Arce afirmou que só começa no próximo governo, ou seja, depois de 2011, assim como as esperadas obras de ampliação do Porto de São Sebastião e a duplicação da Rodovia dos Tamoios (principal via de acesso entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte). “Não há tempo hábil para a execução destas obras até o final do governo Serra.
O projeto do contorno entre São Sebastião e Caraguatatuba está em fase final de conclusão do projeto”, comentou.
De acordo com ele, serão investidos entre R$ 800 e R$ 900 milhões. “As obras só serão realizadas depois de o projeto passar por licenciamento, audiências públicas e pela aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Será o projeto mais amigo do meio ambiente”.
As únicas obras previstas até o ano que vem na Rodovia dos Tamoios são as já iniciadas
pontes de Jambeiro e Paraibuna. “O que estamos construindo são duas pontes, uma no Km 18 e outra no Km 28. A obra do planalto está em fase de licenciamento ambiental e demandará muito tempo”, esclarece.
Em relação ao Porto de São Sebastião, o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, disse que as únicas obras previstas até o final do ano que vem são as de apoio para plataformas de exploração da Petrobras na Bacia de Santos.
“Ainda estou aprendendo esse negócio de porto. O desenvolvimento do Porto de São Sebastião tem que correr lado a lado com as obras viárias do Estado”, comentou.

Opiniões e comentários

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Afonso Lobato (PV), disse que o encontro foi bastante esclarecedor. “Foram temas debatidos que despertam o interesse de políticos e cidadãos das cidades do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Por isso, destacamos a importância de saber do secretário com clareza os prazos das obras”, resumiu.
O deputado estadual Mozart Russomano (PP) cobrou do Estado uma postura mais clara nos critérios ambientais e no cronograma de obras da ampliação do Porto de São Sebastião e das rodovias.
Já Carlinhos de Almeida (PT) fez questão de salientar que por três gestões tucanas as obras do Estado de duplicação da Rodovia dos Tamoios e da ampliação do Porto de São Sebastião ainda não saíram do papel.
Para o prefeito de Paraibuna, Antonio Marcos de Barros (DEM), a novela ainda continua. “Pelo menos começaram as pontes. Mas vai um alerta. A temporada está aí e a Rodovia dos Tamoios está em uma situação precária, acarretando inúmeros acidentes”, comentou.
Além de vereadores e prefeitos de mais de 20 cidades do Vale, Serra e Litoral Norte, participaram do encontro os deputados Said Mourad (PSC), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Hélio Nishimoto (PSDB).
Os prefeitos

Único representante do Litoral Norte entre os chefes de Executivo, Ernane Primazzi (PSC), prefeito de São Sebastião, fez questão de salientar que o porto não é de São Sebastião e sim do Brasil. “Precisamos minimizar os impactos. Só teremos um porto ampliado se tivermos melhorias das estradas. A SP-55 está deteriorada e quem faz a manutenção é o município”, declarou.
Ele acha que o Estado não deveria desistir facilmente da ideia de assumir a recuperação do trecho da SP-55. “Acreditava ser uma audiência pública para acatar ou vetar as sugestões dos prefeitos. Sobre a SP-55, adianto que eu sou um prefeito municipalista, mas acho que o Estado não deveria desistir. Se municipalizar, não muda muita coisa, pois quem já faz a manutenção é a Prefeitura”, comentou.
Ainda sobre a municipalização da SP-55, o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos (PSDB), informou já ter solicitado a assinatura de um convênio com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para municipalizar o trecho da SP-55 que corta a cidade.
Antonio Carlos quer ainda, independentemente da assinatura do convênio, a construção por parte do DER de quatro rotatórias na cidade para desafogar o trânsito que fica complicado na alta temporada.

FONTE: IMPRENSA LIVRE

TERÇA, 17 DE NOVEMBRO DE 2009

# Dia de Santa Isabel da Hungria
# Dia da criatividade
# Dia internacional do estudante
# Fatos históricos: Tratado de Petrópolis encerra o conflito entre o Brasil e a Bolívia por causa do Acre (1903)
# Aniversariantes famosos: Rachel de Queiroz (Escritora)

TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA.
BOM DIA.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Caraguá se prepara para o Natal

Luzes, árvores e anjos vão enfeitar a cidade para as festas de fim de ano. Os preparativos para a decoração natalina, elaborada e executada pela secretaria de Turismo, Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) e Associação Comercial), já iniciaram essa semana. A previsão é que até o início de dezembro, tudo esteja pronto para iluminar as noites dos moradores e visitantes.
O espírito do Natal estará presente logo na entrada da cidade (na rotatória da rodoviária) com uma árvore com 10 metros de altura, toda iluminada com leds azuis. Os trevos do bairro Poiares, Camaroeiro e Massaguaçú serão enfeitados com árvores, de oito metros de altura, decoradas com lâmpadas brancas.
A atração na Praça do Caiçara, no centro, promete ser o presépio de areia, que será confeccionado a quatro mãos pelo presidente da Associação dos Artesãos, Nivaldo Julião de Moura, e pelo artista plástico Ronaldo Lopes, de Itanhaém. As dez peças, que terão dois metros de altura cada, começam a ser elaboradas a partir da próxima semana e todos estão convidados a assistir. A praça também ganhará uma árvore, de cinco metros de altura, iluminada com leds brancos.
Para reforçar os votos de Boas Festas, na frente do museu será instalado um cartão de Natal, com nove metros de altura. Já a Praça Candido Mota será enfeitada com anjos e presépio. As árvores naturais da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, onde fica a secretaria de Turismo, serão iluminadas por spots de luzes verde.
A avenida da praia, sempre enfeitada pelo mar, ganhará o reforço de adereços nos formatos de sino, Papai Noel e anjos nos postes de iluminação.
No dia 5 de dezembro deve chegar aquele que não pode faltar - Papai Noel. Até o dia 24 de dezembro, o Bom Velhinho vai receber todas as crianças, recolher as cartinhas com pedidos de presentes e distribuir balas e guloseimas, das 16h às 22h, na Praça do Caiçara.

VEIO DA ASSESSORIA DO VEREADOR MAURICIO DO CANTO DO MAR.

Deu entrada em projeto de Lei que visa tornar obrigatório a divulgação do telefone de emergência 192 em São Sebastião, com intuito de melhor divulgação do serviço hospitalar.

Também deu entrada em requerimento essa semana que visa buscar conhecimento sobre o gerador de energia do hospital, visto que com apagão e outros eventos existe a necessidade com essa prerrogativa.

Municípios filiados à Amprogás discutem crescimento do Litoral Norte

Evento realizado em Caraguá teve a presença de prefeitos, secretários e deputados.

O auditório da Fundacc recebeu nesta sexta-feira (13) a segunda reunião ordinária da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás), em que Caraguá participa juntamente com Ilhabela, Ubatuba, Peruíbe e Iguape. Representantes de Ubatuba e São Sebastião também estiveram presentes como convidados da associação.
Foram abordados os recentes investimentos da Petrobras na região, os novos marcos regulatórios do Pré-Sal e o Projeto Mexilhão: implantação da plataforma, Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) e o gasoduto. Estiveram presentes prefeitos de cidades da região, deputados estaduais e federais e secretários municipais.
Estiveram presentes os prefeitos Antonio Carlos (Caraguá), Toninho Colucci (Ilhabela), Ernane Primazzi (São Sebastião) Maria Elizabeth (Iguape), Milena Bargieri (Peruíbe) e os vice-prefeitos de Caraguá Antonio Carlos Júnior e de Ubatuba, Rui Teixeira. Também marcaram presença os deputados Davi Zaia, Mozart Russomano e Arnaldo Jardim.
O prefeito de Caraguá Antonio Carlos participou do debate com os convidados. Em seu pronunciamento, ele destacou que as discussões regionais são fundamentais para a população.
Antonio Carlos sugeriu que as lideranças do Litoral Norte envolvam as universidades e demais interessados em elaborar projetos que potencializem o turismo da região. “O Litoral Norte é muito importante não só para o Estado de São Paulo, mas também para o país”, destacou.
O deputado federal Arnaldo Jardim sintetizou aos prefeitos presentes sobre o panorama dos investimentos da Petrobras, repasses de royalties aos municípios produtores e a porcentagem de distribuição desses recursos.
Ao término da reunião, o presidente da Amprogás e prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, convidou todos os presentes para um seminário da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), que será no dia 25 de novembro (quarta-feira), em Santos. O evento vai debater ações voltadas ao desenvolvimento das atividades petrolíferas no litoral paulista.

SEGUNDA, 16 DE NOVEMBRO DE 2009.

# Dia de Santa Gertrudes e Santa Margarida da Escócia
# Dia internacional da tolerância
# Dia do não fumar
# Aniversariantes famosos: Carla Perez (Dançarina)

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA.
BOM DIA.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gobetti quer melhor atendimento aos portadores de deficiência visual

Com o objetivo de preservar o direito de escolaridade para que não aconteça à exclusão no ensino aos deficientes visuais, o vereador Wilson Gobetti, do PDT, protocolou na Câmara Municipal um requerimento, solicitando informações ao Executivo em relação ao tratamento oferecido aos portadores.
Segundo o parlamentar, que por duas vezes foi presidente do Legislativo em Caraguatatuba, a propositura é totalmente justificável, em vista da atenção especial que merece os deficientes.
“A população de Caraguá como um todo merece um cuidado por parte das autoridades. É evidente que aqueles que têm alguma deficiência física, seja ela qual for, precisam ter um outro tratamento diferenciado. Isso não é discriminar, mas, sim, oferecer melhor condição de vida”, argumentou Gobetti.
No requerimento de nº 556/2009, o vereador pergunta ao Executivo se no município existe alguma sala de ensino, que seja especificamente para ensino em braile e se existe demanda.
Em outro questionamento, Gobetti, que atualmente trabalha em seu terceiro mandato, quer saber se caso exista a supracitada sala, qual a sua localização e quantas vagas oferecem para os portadores de deficiência visual.
“Aguardo a administração pública a nos passar as informações solicitadas com uma resposta positiva ao pedido formulado. Lembramos que o que se busca sempre é dar uma melhor qualidade de vida aos munícipes, e eu tenho o dever de lutar por eles”, comentou.

Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba realiza a XII KIZOMBA

Até dia 20 de novembro estão programadas uma série de eventos visando comemorar a Semana da Consciência Negra em Caraguatatuba. São palestras, missa afro, shows musicais entre muitas ações. A realização é da Zambô do Movimento Negro
A semana da Consciência Negra é um momento de reflexão. E a Kizomba, que significa Festa dos Negros, é uma celebração que visa integrar vários grupos de Movimentos Negros em uma reflexão acerca da trajetória da etnia e principalmente a força de sua cultura, que resistiu aos séculos de escravidão, a qual os retirou de sua mãe terra, rompeu laços familiares e transformou sua forma de ser.
A Kizomba, que este ano será a XII realizada no Município de Caraguatatuba, vem homenagear também o Rei Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1690, por lutar pela liberdade dos negros escravos deste país.
A realização é da Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba com a participação de Terreiros de Candomblé e Umbanda, Grupo de Danças Afro, Grupo de Música Afro, (Zambo), Grupo de Pagode Chocolate do Cavaco (Zambô), Grupo de Street Dance, Igreja Católica Catedral do Divino Espírito Santo, Igreja Católica Santo Antonio, Prefeitura Municipal, FUNDACC, Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Anna de Barros” e UNIMÓDULO.
Confira a programação e participe
De 09 a 13 – 19h00
Palestras e Apresentações
Escolas Estaduais: Professor Ângelo de Barros, Antonio Alves Bernardino
Dia 14 - 19h30
Missa Afro
Catedral Divino Espírito Santo
De 16 a 19 - 19h00
Palestras, exposições e apresentações do coral Dança Afro
Centro Universitário Modulo – Centro.
Dia 20 de novembro, sexta-feira
Caminhada - Zumbi dos Palmares
10h – Saída - Praça da Bíblia
11h – Chegada - Praça do Coreto
Praça Cândido Motta (Praça do Coreto - Centro)
11h30 Celebração Ecumênica
12h30 Moçambique
14h00 Samba de Roda
15h00 Show Musical
16h00 Jogo do Facão
17h00 Puxada de Rede
18h00 Maculelê
20h00 Abertura Oficial
20h30 Dança Afro Marabaxo.
21h00 Street Dance
22h00 Pagode / Samba
Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba

OPINE............................................

A PARTE CENTRAL DA PRAÇA CÂNDIDO MOTA DEVE VOLTAR A SER RUA? QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS?
DE A SUA OPINIÃO:

Teste de glicemia marca Dia Mundial do Diabetes

Neste sábado (14), Saúde realiza testes e dá orientações sobre a doença

A secretaria de Saúde de Caraguá realiza, no próximo sábado (14), testes de glicemia e orientação sobre prevenção do Diabetes, nas Unidades Básicas de Saúde do Massaguaçú, Tinga, Porto Novo e na Praça de Eventos, das 8h às 13h.

A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), que foi instituído pelo IDF (International Diabetes Federation) em 1991, como uma forma de aumentar a conscientização global sobre a doença. A data é lembrada em 181 países. No Brasil, 1.200 cidades realizam campanhas neste dia. O tema deste ano é “Diabetes: compreender para controlar”. Diabetes é uma enfermidade na qual não se controla a glicose no sangue. Mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo tem Diabetes.

A campanha é destinada a pessoas de todas as idades nos seguintes grupos de risco: pessoas sedentárias, que tem sobrepeso, alimentação inadequada e histórico de doença na família. Para o exame é utilizada uma gota de sangue da ponta do dedo, recolhida em uma fita teste que é introduzida em um aparelho, que indica o resultado de imediato.

Na oportunidade também serão dadas informações educativas , aferida a pressão arterial e, se necessário, encaminhamento para especialista. Os interessados devem levar documento de identificação.

Serviço:

Dia: 14 (sábado) - Dia Mundial do Diabetes
Horário: das 8h às 13h
Locais: UBS Massaguaçú, UBS Tinga, UBS Porto Novo, Praça de Eventos (centro)

Campanha de castração será no Centro, neste sábado (14)

Cães e gatos também podem ser vacinados contra a raiva

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguá estará, neste sábado (14), com posto volante em frente ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no centro, das 9h às 13h, para atender os interessados em castrar seus animais domésticos. Já no dia 21 será a vez do bairro Olaria.
Até o momento, mais de 1.100 animais já foram castrados. A meta é atingir 1.500 até o final do ano. A campanha teve início em 18 de maio e oito clínicas estão autorizadas a efetuar a castração.
No último sábado, o CCZ atendeu os moradores do Perequê-Mirim e 14 animais domésticos foram encaminhados para castração e cerca de 50 pessoas buscaram informações sobre os serviços do setor de Zoonoses.
A medida visa incentivar a população de baixa renda, que poderá em um único local, realizar várias ações, inclusive o pagamento da taxa de R$ 9,87 referente ao micro-chip. O proprietário terá somente que marcar dia e hora para levar o animal na clínica veterinária. Todos os animais receberão também a vacina antirrábica.
Os proprietários precisam levar: RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda, que não pode ultrapassar dois salários mínimos. Serão encaminhados para castração os primeiros 50 animais que forem levados ao local.

Serviço:
O posto volante atenderá das 9h às 13h:
Sábado, dia 14 – Centro - em frente ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)

Casal é preso com um quilo de maconha na Tamoios

Um casal, que estava em uma moto, foi preso com um quilo de maconha na rodovia dos Tamoios durante uma blitz da Polícia Rodoviária Estadual.

A droga estava na bolsa da mulher. A dupla e o entorpecente foram levados para a delegacia de Jambeiro.

SEXTA-FEIRA 13

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.[1]
[editar] Eventos históricos

Alguns incidentes ocorridos nessa data:

* 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

[editar] Curiosidades

* Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

* O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

* A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

Referências

1. ↑ A origem da sexta-feira 13. Universia Brasil (13/08/2004).

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta_Feira_13"

UM ÓTIMO TEMA PARA UMA REFLEXÃO...................

2º Dia Nacional da Família na Escola

No dia 13 de novembro, o Ministério da Educação convida novamente as escolas brasileiras a receber a visita dos pais de seus alunos, para que juntos - família e escola - busquem a melhor forma de garantir às crianças uma educação de qualidade. A mobilização está sendo feita junto a diretores, professores, secretários estaduais e municipais, pedagogos, especialistas em educação e as famílias lado a lado com pais e alunos, eles serão os protagonistas do programa televisivo especial do Dia Nacional da Família na Escola, que vai ao ar na TV Escola, no dia 13.

SEXTA, 13 DE NOVEMBRO DE 2009.

# Dia de Santo Estanislau Kostka
# Fatos históricos: Aprovada pelo Congresso a volta das eleições diretas para governadores (1980)

TENHA UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA.
BOM DIA.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ubatuba e Caçapava ainda registram falta d'água devido ao apagão

De acordo com informações da Sabesp, o abastecimento de água em Ubatuba está voltando gradativamente. A empresa informou que foi reestabelecido às 10h30 da manhã, mas o processo só será normalizado no início desta noite.

Caçapava

Em Caçapava continua o problema de abastecimento. A Sabesp informa que devido à falta de energia na noite de ontem, os bairros Campo Grande, Vila São Geraldo, Nova Caçapava, Santa Isabel, Caçapava Velha, Alvorada, Maria Elmira, Vila Menino Jesus, Bandeirantes, Vila Santos e Vila Amália ficaram sem água. A Empresa continua com o atendimento emergencial, por meio de carro-pipa, com prioridade para hospitais, asilos, creches e entidades dessa natureza. Solicitações podem ser realizadas pelo telefone 195. A ligação é gratuita.

Telefonia ainda é campeã de reclamações em Procons da região

Há pelo menos 4 anos as empresas de telefonia dominam o ranking de reclamações da Fundação Procon. Em Guaratinguetá, foram registrados 114 casos contra empresas prestadoras de serviços, boa parte referente à telefonia e fornecimento de acesso à internet.
Segundo o diretor do Procon em Guará, Lauro Machado, o número de reclamações diminuiu um pouco após a suspensão das vendas do serviço Speedy, da Telefônica, pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações. "A empresa fazia a venda do serviço e não entregava, geralmente porque vendia o serviço para usuários fora da área de cobertura, ou começava a cobrar o serviço e não fazia a instalação", explica Lauro. Mas com uma nova autorização para comercializar o serviço, no final de agosto, o número de reclamações voltou a crescer.
O fato se repete em outras cidades da região. No Procon de Jacareí a Telefônica manteve em outubro a liderança no ranking de reclamações, com 20 ocorrências, a maioria por não cumprir ofertas anunciadas. Em segundo vem a Vivo, com 12 ocorrências.

Financeiras

A liderança em reclamações das empresas de telefonia é ameaçada a cada mês pelas empresas financeiras. "É cada vez maior o número de empresas que enviam cartõs de crédito para a residência das pessoas, sem solicitação. Logo em seguida começam a cobrar anuidade, seguro de perdas e roubos, seguro de vida, etc", diz Lauro Machado. Neste caso o consumidor deve reunir as correspondências enviadas pela empresa e procurar o Procon.

Móveis

Na área de produtos, os móveis lideram o ranking do Procon Guaratinguetá. São produtos entregues com defeitos, cores diferentes do mostruário, riscados, lascados ou até casos que a loja promete a montagem do produto e não executa.

Resolução dos casos

Apesar do grande número de reclamações - 462 em outubro, em Guaratinguetá - o índice de resolução dos problemas agrada. "Superamos os 80%, é muito satisfatório. Algumas empresas ainda faltam nas audiências. Neste caso a reclamação é colocada como procedente e o caso vai para o cadastro de reclamação fundamentada.

Apagão

O apagão da noite desta terça-feira (10) já exibe reflexos no Procon. Em Guaratinguetá já é grande a procura por informações sobre aparelhos danificados. Neste caso, o órgão orienta que em primeiro lugar o consumidor tente um acordo diretamente com a concessionária - na região, com a Bandeirante ou Elektro.
O Procon de Guaratinguetá fica na rua Joaquim Miguel, 49 – Centro. O telefone para contato é (12) 3132 6247.
Em Jacareí, o órgão fica na rua Alfredo Schürig, 300 - Centro.

Prefeitura e Estado assinam convênios para obras de mais de R$ 6 milhões

Pavimentação da Martin de Sá, ponte de ligação com Caputera e ciclovia estão no pacote

Mara Cirino

Dentro de 30 dias devem ter início pelo menos seis novas obras em Caraguatatuba, segundo informações do prefeito Antonio Carlos da Silva. Ontem, ele esteve na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado para a assinatura dos convênios que giram em torno de R$ 6 milhões.
As melhorias são para a pavimentação de ruas em três bairros, incluindo a Martin de Sá, construção da passarela ligando os bairros Ponte Seca e Caputera, drenagem da avenida Brasília, recuperação de uma parte da ciclovia, galeria entre os bairros Casa Branca e Olaria, e uma ponte no Massaguaçu.
A assinatura ocorreu no gabinete do vice-governador Alberto Goldman e fez parte da liberação do sexto lote de recursos da secretaria. O maior recurso vem do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), R$ 3,7 milhões, e será usado na pavimentação das ruas Luiz Lyria Martinez, Manoel Borba Gato, Dom Jerônimo de Athayde, Francisco D’Eca, Timbiras, Niterói, dos Aimorés, Fernão Dias Paes Leme, Luiz Lyria Lopes, Peruíbe, Paschoal Paes de Araújo, avenidas do Canal e Fioravante Paschoalin e Travessa Regiana, todas elas localizadas no bairro Martin de Sá, um dos mais procurados da cidade.
Nesse mesmo pacote, está inclusa a pavimentação de algumas vias do bairro Prainha e Jardim Forest. No total, são 35 vias, num total de 69 mil metros quadrados, que vão receber blocos de concreto. Já com emendas parlamentares, Antonio Carlos assinou convênio para receber recursos na ordem de R$ 1,5 milhão, para a construção da tão sonhada ponte de concreto armado sobre o rio Santo Antonio que vai ligar os bairros Ponte Seca ao Rio do Ouro. Ela terá 25 metros de vão livre com espaço para ciclovia e área para pedestre. A avenida da alta tensão também será pavimentada.
Atualmente a travessia é feita por uma ponte de madeira onde ciclistas e moradores disputam espaço com veículos. Uma outra ponte, desse feita só para pessoas em veículos sem motor, serve para a passagem de motoqueiros que querem encurtar o caminho. Isso tem gerado um conflito entre os usuários que consideram o trecho perigoso.
No Jardim Jaqueira, o município vai receber cerca de R$ 250 mil para a execução da drenagem da avenida Brasília. Por ser uma região baixa, com as chuvas o nível do rio Santo Antonio se eleva e alaga todo o trecho, prejudicando moradores e usuários do Ambulatório Médico de Especialidade (AME) e Terminal Rodoviário.
Já na região norte, está prevista uma galeria para receber água dos bairros Casa Branca e Olaria, que ficam alagados com as chuvas. Já na Massaguaçu, será feita a ponte na rua Itália Baffi, que dará acesso à escola do bairro.
Para Antonio Carlos, essas obras são fundamentais para melhorias do município. Ele ainda cita a verba de cerca de R$ 1,5 milhão para a reforma e mudanças que fará na ciclovia entre o Cemitério Municipal e bairro Poiares, na região central, que margeia a rodovia Rio-Santos (SP-55).
Esse trecho é usado para população que se utiliza do veículo, principalmente para trabalhar. Mas a atual situação da ciclovia é considerada caótica, com muitos buracos e vive constantemente alaga com as chuvas.

“O outro trecho deve ser feito quando iniciarmos a obra de construção da nova rotatória da entrada da cidade, que vai levar o trânsito que chega à cidade para o bairro Indaiá, desafogando a entrada principal”, relata o prefeito.

Fonte: Jornal Imprensa Livre